Gerenciar as partes interessadas do projeto requer um plano de gerenciamento das partes interessadas desenvolvido e aprovado durante a fase inicial do projeto englobando os processos necessários para assegurar que as partes interessadas sejam identificadas, engajadas e atendidas de acordo com os objetivos do projeto.
O Plano de Gerenciamento das Comunicações é um componente do plano de gerenciamento do projeto baseado nas necessidades de comunicação do projeto.
Deve ser de fácil entendimento e pode incluir, entre outros:
-Requisitos de comunicação dos stakeholders
-Relatório/Informação (formato, conteúdo, nível de detalhe, modelo)
-Propósito
-Responsável
-Destinatários
-Meios de comunicação ou tecnologia
-Frequência
-Critério para escalação
-Método para atualização do plano
-Glossário do projeto
-Modelos e diretrizes para reuniões, e-mail, etc.
Declaração do escopo do Projeto:
Descreve detalhadamente as entregas do projeto e o trabalho necessário para criar as mesmas.
Fornece também um entendimento comum do escopo do projeto entre as partes interessadas.
Pode conter exclusões explícitas do escopo que podem auxiliar o gerenciamento das expectativas das
partes interessadas.
Possibilita que a equipe desempenhe um planejamento mais detalhado, direciona o trabalho da mesma durante a execução e fornece a linha de base para avaliar se as solicitações de mudança ou trabalho adicional estão contidos no escopo ou são externos aos limites do projeto.
[PMBOK Quinta Edição-5.3.3.1]
Declaração de trabalho ou Statement of Work (SOW)
Descrição de um produto ou serviço para ser adquirido sob um contrato; Declaração de requisitos.
Desenvolvida a partir da linha de base do escopo.
Deve fornecer informação suficiente para o vendedor criar e precificar uma proposta aderente a necessidade do projeto.
O Plano de Gerenciamento das Aquisições está baseado no Guia PMBOK® e tem como objetivo descrever como os processos de aquisição serão gerenciados desde o desenvolvimento dos documentos de aquisições até o fechamento do contrato.
Termo de Abertura do Projeto
Registro das partes interessadas versão com 2 variáveis para definir a importância da parte interessada. (Importância = Poder na empresa x Interesse no projeto) onde:
Saída do Processo 13.1 Identificar as partes interessadas do Guia PMBOK®
Incluído Capa com Histórico de Alterações e Aprovações.
Nova versão em Excel do nosso Dicionario da EAP.docx.
Incluído Capa com Histórico de Alterações e Aprovações.
Formalização ou Aceite da Entrega do Projeto. Pode ser usada tanto para entregas parciais ou a entrega final do projeto.
Planilha complementar para inserir as questões a serem pontuadas da RFI - Request for Information.docx.
Listas de verificação da qualidade, também, conhecido como Checklist.
Esse é um exemplo que pode ser usado como template que está disponível também nas nossas ferramentas.