Como podemos ter sucesso se não temos objetivos bem definidos? Como evitar objetivos subjetivos que geram dupla interpretação? Os Objetivos SMART (Doran, 1981) foram criados por George Doran para descrever objetivos com a clareza necessária de onde devemos chegar, suas metas, quando atendê-las e quem são os responsáveis.
Um objetivo SMART deve ser:
- Specific: Específico;
- Measurable: Indicador e meta;
- Assignable: Quem;
- Realistic: realístico;
- Time-related: Quando.
Perguntas para compor objetivos SMART
Use as seguintes perguntas para ajudar a definir seus objetivos SMART:
- Qual meta devo cumprir para ter sucesso?
- Se a meta não estiver clara, o critério deve estar mal definido.
- É possível cumprir a meta definida?
- Se ninguém acreditar que seja possível atendê-la, o objetivo pode desmotivar a equipe.
- Quem é o responsável? Quem suporta? Quem aprova?
- Até quando o critério deve ser atendido?
Exemplo de como transformar um conceito subjetivo em um objetivo SMART:
- Conceito subjetivo: O projeto deve satisfazer seus clientes.
- SMART: Nível de Satisfação Geral do cliente maior que 80% medido através de pesquisa de satisfação respondida no término do projeto. (*)
(*) A primeira questão da Pesquisa será: Qual foi sua satisfação geral em relação ao projeto?
Abaixo as alternativas e o % de satisfação considerado:
Excelente | 100% |
Muito bom | 80% |
Razoável | 60% |
Insatisfeito | 40% |
Muito insatisfeito | 0% |
Nível de satisfação geral do cliente é a média das respostas recebidas da primeira questão da Pesquisa.
As pessoas que não responderam ou deixaram a primeira questão em branco não serão consideradas no cálculo da média.
Referências
Doran, G. T. (1981). There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives. Management Review. AMA FORUM., 35–36.