Como podemos ter sucesso se não temos objetivos bem definidos?
O Gerente de projeto deve evitar objetivos subjetivos que podem gerar dupla interpretação de como atendê-los resultando em conflitos, desgastes, retrabalho entre outros custos da não qualidade.
Para criar objetivos com a clareza necessária de onde devemos chegar, quais são suas metas, quando atendê-las e quem são os responsáveis, George Doran criou os Objetivos SMART (Doran, 1981).
Um objetivo SMART deve ser:
- Specific: Específico;
- Measurable: Indicador e meta;
- Assignable: Quem;
- Realistic: realístico;
- Time-related: Quando.
Use as seguintes perguntas para ajudar a definir seus objetivos SMART:
- Qual meta devo cumprir para ter sucesso?
- Se a meta não estiver clara, o critério deve estar mal definido.
- É possível cumprir a meta definida?
- Se ninguém acreditar que seja possível atendê-la, o objetivo pode desmotivar a equipe.
- Quem é o responsável? Quem suporta? Quem aprova?
- Até quando o critério deve ser atendido?
Exemplo de como transformar um conceito subjetivo em um objetivo SMART:
- Conceito subjetivo: O projeto deve satisfazer seus clientes.
- SMART: Nível de Satisfação Geral do cliente maior que 80% medido através de pesquisa de satisfação respondida no término do projeto. (*)
(*) A primeira questão da Pesquisa será: Qual foi sua satisfação geral em relação ao projeto?
Abaixo as alternativas e o % de satisfação considerado:
Excelente |
100% |
Muito bom |
80% |
Razoável |
60% |
Insatisfeito |
40% |
Muito insatisfeito |
0% |
Nível de satisfação geral do cliente é a média das respostas recebidas da primeira questão da Pesquisa.
As pessoas que não responderam ou deixaram a primeira questão em branco não serão consideradas no cálculo da média.
Referências
Doran, G. T. (1981). There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives. Management Review. AMA FORUM., 35–36.