Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Se você ainda não gerenciou um projeto baseado nas melhores práticas e/ou não sabe onde encontra-las, eu sou você a quinze anos atrás. Gerencio projetos profissionalmente desde 1991, quando comecei a implantar sistemas especialistas de análise de crédito no mercado financeiro e continuei gerenciando projetos até 2002 sempre buscando melhores formas de fazer meu trabalho.

Mas, me incomodava não me aprofundar na área de administração e gerenciamento de projetos. Foi quando decidi fazer meu Mestrado em Administração de Empresas na FGV e meu MBA Exchange na University of North Carolina. Foram 2 anos e 1/2 de imersão em duas das melhores escolas de administração do mundo e onde fui apresentado o Guia PMBOK® que possui as melhores práticas desenvolvidas por gerentes de projetos certificados.

A partir daí, minha vida mudou completamente, me certifiquei como PMP em 2005 e iniciei meu trabalho como PMO e como professor em MBAs de gerenciamento de projetos.
De lá pra cá, eu testo, adapto e valido as melhores práticas disponíveis no Guia PMBOK para obter os melhores resultados em meus projetos, de meus clientes, de meus alunos e dos usuários da escritóriodeprojetos.com.br como você.

Esta seleção de melhores práticas está disponível em meu livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Versão Kindle) onde ensino você como usá-las e como elas podem fazer a diferença na sua vida seja você gerente de projetos ou não.

Acredito que a melhor forma de aprender é colocando a mão na massa, e por isso inclui no livro uma seção chamada SUA VEZ DE PARTICIPAR onde lhe darei várias sugestões para aplicar o conhecimento adquirido. Complementando o livro, criei o Curso Gratuito & Hands-on e o serviço Gestão compartilhada do seu projeto para iniciantes.

Para isso, você deve escolher um projeto para aprender as melhores práticas de gerenciamento de projetos e começar a praticá-las. Veja O que é um projeto?

Como será seu primeiro projeto a usar as melhores práticas recomendamos não escolher um projeto muito complexo e que seja muito longo, porém, o mais importante, é a sua motivação em relação ao projeto.

O projeto pode ser uma certificação que você está querendo tirar, um curso, um evento (casamento, churrasco, festa, ...), uma viagem que está querendo fazer, seu plano de carreira, somente para citar alguns exemplos. Veja nossos Projetos Exemplo.

Se você quiser um acompanhamento mais próximo, você pode optar pela Gestão compartilhada do seu projeto para iniciantes onde você terá meu acompanhamento durante todo seu projeto.

Você encontrará instruções detalhadas no livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos (Versão Kindle).

Conheça também:

 

Eduardo Montes, PMP
Sócio Fundador e PMO da Escritório de Projetos

Login