Gostaria de saber quantas das suas resoluções já foram realizadas. Caso a resposta não seja muito animadora, convido você a avaliar seu propósito de vida e a se planejar para atendê-lo, definindo metas que darão o norte e a motivação para fazer a diferença.
Pode ser que você esteja procrastinando e sem a motivação adequada para alcançá-las. Então, vamos começar pelo planejamento, e estarei com você para trabalharmos juntos e celebrarmos cada uma das metas alcançadas.
Por que ter um propósito de vida?
Já dizia Sêneca: “Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.”
Se você não tem um propósito, se não sabe onde quer chegar, qual será sua motivação para querer ser melhor a cada dia?
Além disso, existem vários estudos e teorias sobre a importância do ser humano ter um propósito de vida. Abaixo, destaco duas delas:
Logoterapia
Viktor Frankl, uma das autoridades mais estudadas em psicologia, criou a Logoterapia, escola de psicoterapia que descreve a busca por um sentido de vida como a força motivacional humana central.
Mais informações podem ser obtidas em seu livro Em Busca De Sentido, que foi listado como um dos dez livros mais influentes nos EUA pela Biblioteca do Congresso e o Clube do Livro do Mês.
Ikigai
Ikigai é uma palavra japonesa que descreve os prazeres e sentidos da vida. Consiste, literalmente, de “iki” (viver) e “gai” (razão), ou seja, razão para viver. O ikigai dá propósito à vida ao mesmo tempo que proporciona determinação para seguir em frente.
Segundo Ken Mogi, em seu livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, Ikigai é questão de descobrir, definir e apreciar os prazeres da vida que têm significado para você. Ele pode transformar sua vida, ajudando a viver mais, ter boa saúde, ficar mais feliz e menos estressado. Além disso, pode até torná-lo mais criativo e bem-sucedido.
Como elaborar o seu propósito de vida
Para encontrar seu próprio ikigai e obter uma vida mais feliz e realizada, Ken Mogi sugere refletir sobre as pequenas coisas que lhe dão prazer. Seus interesses e desejos são bons indícios do seu propósito de vida.
Me responda:
– O que realmente importa para você?
– O que faz seus olhos brilharem?
– O que faz seu coração bater mais forte?
– O que lhe motiva a ser uma melhor versão de si mesmo?
Se você respondeu a qualquer uma dessas perguntas, já tem uma primeira versão do seu propósito de vida.
Se quiser refletir mais sobre isso, recomendo o livro de Roberto Trajan, O velho e o menino. No livro, seu personagem explica que:
“Elaborar o propósito é um processo de refinamento que pode levar a vida toda. Não há por que ter pressa. Na busca do propósito, só conta o primeiro passo, […] os demais chegam por si mesmos. A jornada em busca do propósito vai nos dando ‘acabamento’ e nos tornando melhores a cada dia.”
Meu propósito de vida
Meu propósito de vida é “Transformar projetos em realidade” e me supero todos os dias para realizá-lo.
Ajudar você a transformar seu projeto de vida em realidade é uma das formas que encontro para cumprir meu propósito.
Gerentes de projetos, PMOs ou aspirantes a esses cargos deveriam ter um projeto de vida similar ao meu. O mesmo vale para Scrum Masters, Product Owners e todos aqueles que querem dominar a arte de transformar planos, ideias ou projetos em realidade.
Se você se encaixa em algum desses grupos ou conhece alguém, não deixe de me seguir e compartilhar este artigo.
Mais um exemplo de propósito de vida
Um exemplo inspirador é o da minha amiga Vilma, que trabalha fazendo reformas de casas e consertos em geral. Conversando com ela, montamos seu propósito de vida: “Transformar sua casa em um lugar melhor para viver”.
Essa é realmente a grande motivação da Vilma. Ela escuta, entende o que está lhe incomodando na casa e realiza reformas ou consertos que deixam você mais satisfeito. Você pode obter mais informações no Instagram dela: @chamavilma.
Sua vez de participar
Deixe seus comentários ou questionamentos sobre o seu propósito de vida. Me comprometo a responder e ajudá-lo a criar o seu, assim como fiz com a Vilma.
No próximo artigo, explicarei como me estruturei para atender meu propósito de vida “Transformar projetos em realidade” e como você pode fazer o mesmo.