Estamos iniciando mais um ano e esse é o melhor momento para arregaçar as mangas e criar comigo suas resoluções para 2022.

Vamos fazer juntos passo a passo, iniciando pela definição do seu propósito de vida (aquilo que realmente importa pra você), estruturando-o em resoluções realistas e detalhando como alcançar cada uma delas.

O planejamento começa agora, mas, você contará comigo para trabalharmos juntos e celebrarmos cada uma das resoluções alcançadas.

Iniciando pelo Propósito de vida...

Por que ter um propósito de vida?

Já dizia Sêneca, “Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável. ”

Se você não tem um propósito, se não sabe onde quer chegar, qual será sua motivação para querer ser melhor a cada dia?

Além disso, existem vários estudos e teorias criadas baseadas na importância do ser humano ter um propósito de vida. Abaixo destaco duas delas:

 

Logoterapia

Viktor Frankl, uma das autoridades mais estudadas em psicologia, criou a Logoterapia, escola de psicoterapia que descreve a busca por um sentido de vida como a força motivacional humana central.

Mais informações podem ser obtidas em seu livro Em Busca De Sentido, que foi listado em 1991, como um dos dez livros mais influentes nos EUA pelos entrevistados em uma pesquisa realizada para a Biblioteca do Congresso e o Clube do Livro do Mês.

 

Ikigai

Ikigai é uma palavra japonesa que descreve os prazeres e sentidos da vida. A palavra consiste, literalmente, de “iki” (viver) e “gai” (razão), razão para viver. Ikigai dá propósito à vida ao mesmo tempo que dá determinação para seguir em frente.

Segundo Ken Mogi, em seu livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, Ikigai é questão de descobrir, definir e apreciar os prazeres da vida que têm significado para você. O ikigai pode transformar sua vida. Você pode viver mais, ter boa saúde, ficar mais feliz, mais satisfeito e menos estressado. Além do mais, como subproduto do ikigai, você pode até se tornar mais criativo e bem-sucedido. Você pode ter todos esses benefícios do ikigai se souber apreciar essa filosofia de vida e se aprender a aplicá-la em sua vida.

 

Como elaborar o seu propósito de vida

Como ponto de partida para encontrar seu próprio ikigai para obter uma vida mais feliz e mais realizada, Ken Mogi sugere você refletir nas pequenas coisas que lhe dão prazer. Além disso, os seus interesses, os seus desejos são bons indícios do seu propósito de vida.

Me responda.

O que realmente importa pra você?

O que faz os teus olhos brilharem?

O que faz seu coração bater mais forte?

O lhe faz querer ser uma melhor versão de você mesmo?

Se você respondeu a qualquer uma dessas perguntas, já tem aí uma primeira versão do seu propósito de vida.

 

Se você quiser refletir mais sobre seu propósito de vida, recomendo o Livro do Roberto Trajan, “O velho e o menino. A instigante descoberta do propósito”. No livro, seu personagem explica que:

“Elaborar o propósito é um processo de refinamento que pode levar a vida toda. Não há por que ter pressa, nada é para já. Na busca do propósito, só conta o primeiro passo, [...] os demais chegam por si mesmos. Uma pessoa só pode se dizer feliz ou bem-sucedida nos últimos instantes de sua vida. Então, não se prenda a pobres enganos. Sei que cada um de nós se sente incompleto, enquanto não descobre o propósito, mas substitua essa palavra, incompleto, por outra, inacabado. A jornada em busca do propósito vai nos dando ‘acabamento’ e nos tornando melhores a cada dia.“

 

Meu propósito de vida

O meu propósito de vida é “Transformar projetos em realidade” e me supero todos os dias para conseguir realiza-lo.

Ajudar você a transformar seu projeto de vida em realidade é uma das formas que tenho para realizar o meu. smile

A princípio, os gerentes de projetos, PMOs ou aspirantes a esses cargos, deveriam ter um projeto de vida similar ao meu.

Além de Scrum Masters, Product Owners e todos aqueles que querem dominar a arte de transformar planos, ideias ou projetos em realidade.

Portanto se você se encaixa em algum desses grupos ou conhece alguém, não deixe de me seguir e compartilhar o artigo.

 

Mais um exemplo de propósito de vida 

Um outro exemplo que gostaria de compartilhar com vocês é o da minha amiga Vilma que trabalha fazendo reformas de casa e consertos em geral de utensílios da casa. Conversando com ela hoje, montamos seu propósito de vida: "Transformar sua casa em um lugar melhor pra viver".

Esse é realmente a grande motivação da Vilma. Ela lhe escuta, entende aquilo que está lhe incomodando na casa e reforma ou conserta deixando você mais realizado com sua nova casa ou com os equipamentos que foram consertados. Você pode obter mais informações no seu instagram https://www.instagram.com/chamavilma/.

 

Sua vez de participar

Deixe abaixo seus comentários ou seus questionamentos sobre o seu propósito de vida. Me comprometo a responder e lhe ajudar a criar o seu da mesma forma que fiz com a Vilma hoje.

 

No próximo artigo explicarei como estruturar resoluções de ano novo para atender seu propósito de vida. 

 

Sobre o Autor

eduardo

Eduardo Montes, PMP, PSM I

Fundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários.

Entregou 443 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 122 cursos sobre gestão de projetos.

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos.

Certificado PMP desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org.

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV.

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill.

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar.

Propósito de vida: transformar projetos em realidade.

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

Entre em contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou conecte-se no meu LinkedinFacebook ou Instagram.