A importância de saber ouvir e de definir requisitos mínimos
Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava
Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o nível de excelência desejado, é o alicerce para o aperfeiçoamento contínuo.
Só podemos ser melhores se aprendemos com nossos erros e nossos acertos. Eu faço e registro as Lições aprendidas em todos os meus projetos e me torno uma pessoa melhor a cada novo projeto.
As lições aprendidas podem ser informais ou formais, documentadas ou apenas discutidas, feitas em grupo ou até individualmente, em uma reunião ou informalmente em um happy-hour ou no café.
Ainda muito pouco usadas nas organizações, principalmente, pela falta de tempo e ainda baixa preocupação em documentar o aprendizado.
Caso sua organização não tenha esse excelente hábito, sugiro adotá-lo mesmo que faça o registro das lições aprendidas com poucos colegas ou até sozinho.
Importante é garantir que você aprende com cada projeto e tornar-se uma pessoa melhor.
As lições aprendidas no projeto tem como objetivo principal evitar que os erros e os problemas encontrados não se repitam em futuros projetos, além de servir de base para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de Gerenciamento de Projetos.
Elas podem conter várias informações. Abaixo destacamos alguns dos tópicos mais comuns a serem discutidos e documentados:
Templates/Modelos: Licoes Aprendidas.docx
Metodologia PMO: 5.5.2Lições aprendidas
Lições aprendidas dos gerentes de projetos da comunidade
Conheça abaixo e aprenda com as lições aprendidas de gerentes de projetos.
Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava
Quando trabalhava no Martins, meu primeiro grande projeto foi a implantação de um fluxo de
O gerenciamento de projetos é, por sua própria natureza, um desafio constante. Lidamos com pessoas, suas
Antes apenas esporadicamente, hoje boa parte dos Gerentes de Projeto cedo ou tarde irá trabalhar com equipes multiculturais,