Benchmarking é o processo de comparar os métodos de trabalho em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que levem a resultados de melhor qualidade.
Os indicadores são a base do benchmarking e correspondem aos critérios que devem ser entendidos e interpretados de modo a refletir de forma fiel o processo a ser acompanhado.
Eles devem ser monitorados continuamente e sempre que houverem desvios em relação ao padrão, devem ser determinadas e priorizadas ações de melhoria ou solução de problemas.
Os participantes do benchmarking são os responsáveis pela gestão e principalmente os envolvidos no processo.
Tipos de Benchmarking:
- Engenharia reversa: "Desmontar" um determinado produto para verificar como foi gerado.
- Benchmarking competitivo: Monitoramos a concorrência e aprendemos com ela. Análise e comparação da concorrência.
- Benchmarking do processo: Busco os melhores de um determinado processo. Exemplo: Cobrança - Cartão de crédito.
- Benchmarking estratégico: Desempenho global através de análise de estratégia de longo prazo e iniciativas de sucesso.
- Benchmarking global: Soluções fora do seu mercado. Líderes mundiais em seus campos de atuação.
Etapas de Implantação:
- Definir objetivos do benchmarking.
- Definir equipe.
- Identificar organização a ser estudada.
- Definir como coletar e organizar os dados.
- Realizar a coleta de dados.
- Comparar estabelecendo principais diferenças entre nossos processos e os processos da organização estudada.
- Implementar novo processo: adaptação e desenvolvimento a partir do aprendizado adquirido.