Benchmarking é o processo de comparar os métodos de trabalho em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que levem a resultados de melhor qualidade.

Os indicadores são a base do benchmarking e correspondem aos critérios que devem ser entendidos e interpretados de modo a refletir de forma fiel o processo a ser acompanhado.
Eles devem ser monitorados continuamente e sempre que houverem desvios em relação ao padrão, devem ser determinadas e priorizadas ações de melhoria ou solução de problemas.
Os participantes do benchmarking são os responsáveis pela gestão e principalmente os envolvidos no processo.
Tipos de Benchmarking:

  • Engenharia reversa: "Desmontar" um determinado produto para verificar como foi gerado.
  • Benchmarking competitivo: Monitoramos a concorrência e aprendemos com ela. Análise e comparação da concorrência.       
  • Benchmarking do processo: Busco os melhores de um determinado processo. Exemplo: Cobrança - Cartão de crédito.
  • Benchmarking estratégico: Desempenho global através de análise de estratégia de longo prazo e iniciativas de sucesso.
  • Benchmarking global: Soluções fora do seu mercado. Líderes mundiais em seus campos de atuação.

Etapas de Implantação:

  1. Definir objetivos do benchmarking.
  2. Definir equipe.
  3. Identificar organização a ser estudada.
  4. Definir como coletar e organizar os dados.
  5. Realizar a coleta de dados.
  6. Comparar estabelecendo principais diferenças entre nossos processos e os processos da organização estudada.
  7. Implementar novo processo: adaptação e desenvolvimento a partir do aprendizado adquirido.

     

 

Referências Bibliográficas

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021. 

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.

 

 

 

Sobre o Autor

eduardo

Eduardo Montes, PMP, PSM I

Fundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários.

Entregou 443 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 122 cursos sobre gestão de projetos.

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos.

Certificado PMP desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org.

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV.

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill.

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar.

Propósito de vida: transformar projetos em realidade.

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

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Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.
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