ARTIA

Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

O Gerenciamento da qualidade em projetos busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente e envolve todas atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.
Para ter qualidade nos projetos, é fundamental que a organização opere com seus processos funcionando de acordo com as melhores práticas de mercado. Abaixo você terá acesso aos fundamentos e aos processos necessários para não só otimizar seus processos conforme as melhores práticas de mercado, mas, também para aperfeiçoá-los de forma contínua.

 

Processos do gerenciamento da qualidade (Guia PMBOK® Sexta Edição)

Gerenciamento da qualidade do projeto

O primeiro passo é Planejar o gerenciamento da qualidade, cujo objetivo é identificar os requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e do produto, bem como documentar de que modo o projeto demonstrará a conformidade.

O segundo passo é Gerenciar a qualidade, onde será executado aquilo que foi detalhado no plano de gerenciamento da qualidade de modo a certificar que os padrões da qualidade e definições operacionais apropriadas estão sendo utilizados.

E finalmente, como as mudanças e os erros no planejamento são inevitáveis, será necessário Controlar a qualidade em paralelo a execução do plano (Passo 2 - Gerenciar a qualidade), com o intuito de monitorar e registrar os resultados da execução das atividades da qualidade para avaliar o desempenho e recomendar mudanças necessárias.

Saiba mais sobre os três processos de gerenciamento da qualidade:

 

Para se obter o máximo dos processos, importante entender as definições e os fundamentos da qualidade relacionados a seguir

Definições de Qualidade

Qualidade definicao

Segundo a American Society for Quality, qualidade é um termo subjetivo que cada pessoa ou setor tem sua própria definição, entretanto, qualidade do ponto de vista técnico pode ter mais de um significado:

  • Características de um produto ou serviço que satisfazem necessidades declaradas ou implícitas [Juran - Adequação ao uso];
  • Produto ou serviço livre de defeitos [Crosby - Conformidade aos requisitos].

Segundo a ISO 9000 (mesmo conceito adotado pelo Guia PMBOK, pag. 228):

  • Qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes atende aos requisitos;
  • Grau: categoria atribuída à entregas que têm a mesma utilidade funcional, mas, diferentes características técnicas.

Por exemplo: Um software pode ter alta qualidade (sem defeitos óbvios, manual compreensível, ...) e grau baixo (número limitado de recursos) ou baixa qualidade (muitos defeitos) e grau alto (diversos recursos).

 

Qualidade de vida

Além do conceito de qualidade, importante refletirmos sobre a definição de qualidade de vida. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), "Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".

Portanto, importante ressaltar que a qualidade está relacionada com a percepção de quem está nos avaliando, e portanto devemos nos preocupar também com a qualidade percebida no projeto que às vezes pode ser diferente da qualidade entregue.

Em outras palavras, importante você criar produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes, mas, talvez ainda mais importante, é que seus clientes percebam que suas necessidades estão sendo atendidas (Não adianta criar um produto que atenda as necessidades dos clientes se nenhum cliente percebe isso).

 

Fundamentos da qualidade

 

Agora que você já sabe as definições e os fundamentos da qualidade, vamos retornar aos processos de gerenciamento da qualidade que usam entradas, ferramentas e técnicas para produzirem suas saídas (resultados esperados).

Abaixo relaciono as principais ferramentas do Guia PMBOK com seus respectivos links para você obter maior detalhamento, também como modelos e exemplos das principais saídas desses processos.

 

Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK

 

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

 

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

 

Exemplos de Projetos

 

Tabela das saídas dos processos de qualidade com seus templates/modelos e exemplos

 

Processo

Saída

Modelo

Exemplo

Planejar o Gerenciamento da Qualidade

 

   

 

Plano de gerenciamento da qualidade

Plano de gerenciamento da qualidade.docx

Plano de gerenciamento da qualidadevExemplo.docx

 

Métricas da qualidade

Métricas da Qualidade.xlsx

Métricas da Qualidade vSAC.xlsx
Métricas da Qualidade vPMO.xlsx

 

Listas de verificação da qualidade

Listas de verificação da qualidade.xlsx

Listas de verificação da qualidade.xlsx

 

Plano de melhorias no processo

Plano de Melhoria de Processos.docx

Plano de Melhoria de Processos vPMO.docx

Gerenciar a qualidade

 

   

Controlar a qualidade

 

   

 

Referências Bibliográficas

 

  1. MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
  2. PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
  3. SPÍNOLA, M.; BERSSANETI, F.; BUSSINGER, F. Gerenciamento da qualidade em projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
  4. ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2nd Ed., 2014.
  5. MARSHALL JUNIOR, I.; [et al.]. Gestão da Qualidade, 10ª Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
  6. https://asq.org/quality-resources/quality-glossary/q
  7. Glossário de gerenciamento de projetos

OMS: http://www.who.int/mental_health/media/68.pdf [Acesso em 07/02/2017]

 

Sobre o Autor

 

eduardo

Eduardo Montes, PMP

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fundador e PMO da https://escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários

Mais de 300 projetos entregues somando R$19 bilhões em investimentos

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos

PMP certificado desde 2005 quando iniciou sua atuação como PMO e implantou e gerenciou vários Escritórios de Projetos

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar

Minha missão é capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Saiba mais...

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

 

Para mais informações, visite meu perfil e me envie uma mensagem  ou entre em contato comigo via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.),  LinkedinFacebook ou WhatsApp.

 

 

 

Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de projetos

<<< Anterior: Gerenciamento dos custos

Próximo >>>: Gerenciamento dos recursos

 

 

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Saiba mais Gestão da qualidade

Fundamentos da qualidade
Processos Gerenciamento da qualidade
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre qualidade

Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.
Grupos de interesse em projetos
  • Junte-se ao Grupo de Qualidade de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.

Faça a diferença na sua vida c/ meu Livro + KIT p/ R$9,99