A Análise de Custo x Benefício considera o trade-off entre o custo e o benefício de fazer alguma mudança como adotar uma nova ferramenta, fazer um projeto, mudar um processo etc.
Benefícios
Alguns dos benefícios a serem considerados:
- Menor retrabalho;
- Maior produtividade;
- Menor custo;
- Aumento de satisfação do cliente.
Apesar de ser difícil mensurar alguns benefícios, deve-se buscar projetar de forma monetária.
Por exemplo: Como projetar de forma monetária o aumento na satisfação do cliente?
Um cliente mais satisfeito tende a comprar mais e a indicar mais seus produtos e serviços para que outros clientes comprem, então podemos estimar o % de aumento em relação ao ticket médio de cada cliente e um aumento no número de clientes.
Estimando-se que o aumento da satisfação gere 10% de aumento no ticket médio e um aumento de 10% na carteira de clientes por ano.
Ticket médio atual: R$1.000,00
Quantidade de clientes atual: 10 clientes.
Ticket médio projetado considerando 10% de aumento: R$1.100,00
Quantidade de cientes no final do primeiro ano: 11 clientes
Benefício gerado no final do primeiro ano: (11×1.100)-(10×1.000)=12.100-10.000=2.100
Custos
Os custos devem ser consolidados considerando todas as atividades relacionadas a mudança sendo considerada.
Necessário também incluir custos de manutenção quando for relacionado a criação de um novo produto, por exemplo.
Claro que é muito mais fácil usar uma planilha para fazer esses cálculos e essas projeções.
Baixe a planilha de Avaliacao de Projetos.xlsx para analisar os custos e benefícios do seu projeto.
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.