ARTIA
Publicidade

A Análise de Custo x Benefício considera o trade-off entre o custo e o benefício de fazer alguma mudança como adotar uma nova ferramenta, fazer um projeto, mudar um processo etc.

Benefícios

Alguns dos benefícios a serem considerados:

  • Menor retrabalho;
  • Maior produtividade;
  • Menor custo;
  • Aumento de satisfação do cliente.

Apesar de ser difícil mensurar alguns benefícios, deve-se buscar projetar de forma monetária.

Por exemplo: Como projetar de forma monetária o aumento na satisfação do cliente?

Um cliente mais satisfeito tende a comprar mais e a indicar mais seus produtos e serviços para que outros clientes comprem, então podemos estimar o % de aumento em relação ao ticket médio de cada cliente e um aumento no número de clientes.

Estimando-se que o aumento da satisfação gere 10% de aumento no ticket médio e um aumento de 10% na carteira de clientes por ano.

Ticket médio atual: R$1.000,00

Quantidade de clientes atual: 10 clientes.

Ticket médio projetado considerando 10% de aumento: R$1.100,00

Quantidade de cientes no final do primeiro ano: 11 clientes

Benefício gerado no final do primeiro ano: (11x1.100)-(10x1.000)=12.100-10.000=2.100

 

 

Custos

Os custos devem ser consolidados considerando todas as atividades relacionadas a mudança sendo considerada.

Necessário também incluir custos de manutenção quando for relacionado a criação de um novo produto, por exemplo.

 

Claro que é muito mais fácil usar uma planilha para fazer esses cálculos e essas projeções.

Baixe a planilha de Avaliacao de Projetos.xlsx para analisar os custos e benefícios do seu projeto.

 

 

 

Sobre o Autor

eduardo

Eduardo Montes, PMP, PSM I

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários

Entregou 434 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 107 cursos sobre gerenciamento de projetos.

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos

Certificado PMP pelo PMI desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar

Missão de capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos.

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

Para mais informações, visite meu perfil e me envie uma mensagem ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Saiba mais Gestão da qualidade

Fundamentos da qualidade
Processos Gerenciamento da qualidade
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre qualidade

Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.
Grupos de interesse em projetos
  • Junte-se ao Grupo de Qualidade de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.

Faça a diferença na sua vida c/ meu Livro + KIT p/ R$9,99