Para se falar em qualidade, temos que iniciar pelos mestres da qualidade e suas reconhecidas teorias. Abaixo um breve resumo de alguns dos nossos Gurus da Qualidade e suas principais teorias.
Melhoria contínua (Deming, W. Edwards)
- Aprimorar qualidade em busca da perfeição
Adequação ao uso (Juran, Joseph M.)
- O produto ou serviço deve satisfazer necessidades reais.
Zero defeitos (Crosby, Philip)
- Qualidade é conformidade com os requisitos,
- A prevenção de defeitos é preferível à inspeção e à correção,
- Zero Defeitos é o padrão de qualidade e
- A qualidade é medida em termos monetários - o preço do não cumprimento.
Qualidade em projeto está condicionada aos conceitos acima.
- Necessário a melhoria contínua de Deming para aperfeiçoar os processos de gerenciamento de projetos e os relacionados aos produtos e serviços gerados pelos projetos para aumentar nossa capacidade em relação aos nossos concorrentes.
- Necessário a adequação ao uso de Juran para gerarmos produtos e serviços que satisfaçam necessidades reais dos nossos clientes.
- Necessário entregar produtos e serviços com zero defeitos (Crosby) em conformidade com os requisitos do projeto (O projeto deve produzir o que está descrito nos requisitos usando métricas da qualidade (indicadores) para medir o grau de conformidade aos requisitos).
Além disso, vale destacar a importância de dois aspectos fundamentais da qualidade:
- Satisfação do cliente: Entender, administrar e influenciar as necessidades de maneira a satisfazer as expectativas do cliente.
- Qualidade deve ser planejada e não inspecionada, pois, o custo de prevenir erros é muito menor que custo de corrigi-los.
Referências Bibliográficas
- MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
- PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
- SPÍNOLA, M.; BERSSANETI, F.; BUSSINGER, F. Gerenciamento da qualidade em projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
- ROSE, K. Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2nd Ed., 2014.
- ROCHA, A. V.; [et al.]. Gerenciamento da qualidade em projetos, 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
- https://asq.org/quality-resources/quality-glossary/q
- Glossário de gerenciamento de projetos
Sobre o Autor
![]() |
Eduardo Montes, PMP, PSM IFundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários. Entregou 443 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 107 cursos sobre gestão de projetos. Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos. Certificado PMP desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org. Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill. Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar. Missão de capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:
Entre em contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou conecte-se no Linkedin, Facebook ou Instagram. |