Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Melhoria contínua é uma filosofia gerencial que aborda o desafio de aperfeiçoar produtos e processos como um processo sem fim de alcançar pequenos avanços.

Envolve:

  • Padronização e melhoria incremental.
  • Processo contínuo com dados concretos.
  • Redução de desperdícios e atividades sem valor agregado.

A representação mais conhecida é o Ciclo PDCA (Plan - Do - Check - Act) que envolve as seguintes etapas:

  • P - Plan [Planejar]
    • Identificar oportunidade
    • Analisar o processo
    • Gerar alternativas
    • Criar plano de ação
  • D - Do [Executar]
    • Executar plano de ação
    • Envolver pessoas
    • Implantar alteração de processo
  • C - Check [Checar]
    • Medir desempenho
    • Avaliar desempenho
  • A - Act [Agir]
    • Se bem-sucedida
      • normatizar e padronizar
    • Senão:
      • Reiniciar o ciclo
0
0
0
s2sdefault

Saiba mais Gestão da qualidade

Fundamentos da qualidade
Processos Gerenciamento da qualidade
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre qualidade

Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.
Grupos de interesse em projetos
  • Junte-se ao Grupo de Qualidade de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.

itmplatform

Login