Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

O custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos.

Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas. Entre eles:

  • Custos de prevenção (Fabricar um produto de qualidade)
    • Treinamento;
    • Documentar processos;
    • Equipamento;
    • Tempo para executar do modo correto.
  • Custos de avaliação (Avaliar a qualidade)
    • Testes;
    • Perda de teste destrutivo;
    • Inspeções.


Custos de não conformidade são considerados custos de baixa qualidade gerados por retrabalhos, ações corretivas, serviços adicionais, tratamento de reclamações, desgaste político, entre outros.
Eles são os custos gerados devido a falta de conformidade, ou seja, dinheiro gasto durante e após o projeto devido a falhas. Podem ser divididos em:

  • Custos de falhas internas (Falhas encontradas pelo projeto)
    • Retrabalho;
    • Descarte.
  • Custos de falhas externas (Falhas encontradas pelo cliente)
    • Trabalho de garantia;
    • Perda de negócios. 
0
0
0
s2smodern

Saiba mais Gestão da qualidade

Fundamentos da qualidade
Processos Gerenciamento da qualidade
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre qualidade

Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.
Grupos de interesse em projetos
  • Junte-se ao Grupo de Qualidade de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.

itmplatform

Login