O custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos.
Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas. Entre eles:
- Custos de prevenção (Fabricar um produto de qualidade)
- Treinamento;
- Documentar processos;
- Equipamento;
- Tempo para executar do modo correto.
- Custos de avaliação (Avaliar a qualidade)
- Testes;
- Perda de teste destrutivo;
- Inspeções.
Custos de não conformidade são considerados custos de baixa qualidade gerados por retrabalhos, ações corretivas, serviços adicionais, tratamento de reclamações, desgaste político, entre outros.
Eles são os custos gerados devido a falta de conformidade, ou seja, dinheiro gasto durante e após o projeto devido a falhas. Podem ser divididos em:
- Custos de falhas internas (Falhas encontradas pelo projeto)
- Retrabalho;
- Descarte.
- Custos de falhas externas (Falhas encontradas pelo cliente)
- Trabalho de garantia;
- Perda de negócios.
Referências Bibliográficas
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.
MONTES, Eduardo. Modelos, métodos e artefatos de projetos, 1ª Ed., Editora Senac São Paulo, 2022.