Análise de processos

As melhores práticas são apresentadas através de processos de gerenciamento de projetos no Guia PMBOK®, então é fundamental o claro entendimento do que é um processo.

Sabe me explicar o que é um processo? Por que modelamos as atividades da operação de uma empresa em processos?

Processo

O que é um Processo?

Um processo é uma atividade ou conjunto de atividades que usam determinadas ferramentas e técnicas para transformar (processar) um conjunto de insumos (entradas) em resultados desejados (saídas).

Na figura acima, o processo “Construir um telhado de madeira” está usando ferramentas e técnicas como “Serrote, Martelo, etc.” para transformar a entrada “madeira” e outros insumos na saída “telhado de madeira”. Para se construir uma casa com telhado de madeira, você necessita de vários outros processos como adquirir o terreno, criar o projeto arquitetônico, preparar o terreno, construir o muro, etc.

Da mesma forma, as empresas usam processos para definir como suas áreas trabalham e interagem entre si. Por exemplo: Quando você faz a compra de um produto em um comércio, várias áreas da empresa executam vários processos para viabilizar essa venda. Veja abaixo como poderia funcionar o comércio e a integração entre suas áreas através de processos:

Exemplo de processo

Exemplo de uma venda com algumas das integrações possíveis entre áreas e processos

Área

Processo

Entrada

Saída

Compras

Comprar mercadoria

Qtde em estoque

Previsão de vendas

Pedido de compra da mercadoria

Logística

Receber mercadoria

Pedido de compra da mercadoria

Entrada da mercadoria em estoque

Vendas

Vender mercadoria

Mercadoria em estoque

Nota fiscal emitida

Saída da mercadoria em estoque

 

Os processos são muito úteis, pois, definem de forma clara o resultado esperado, até onde vai a responsabilidade de cada área, como eles comunicam-se entre si (através de suas entradas e saídas) e também métricas para avaliar o desempenho dos processos e respectivamente de suas áreas.

O Guia PMBOK® também usa 49 processos para gerenciar seus projetos e nos orienta a adaptá-los conforme nossa necessidade. “Este Guia PMBOK® é diferente de uma metodologia. Uma metodologia é um sistema de práticas, técnicas, procedimentos e regras usadas por aqueles que trabalham numa disciplina. Este Guia PMBOK® é uma base sobre a qual as organizações podem criar metodologias, políticas, procedimentos, regras, ferramentas e técnicas e fases do ciclo de vida necessários para a prática do gerenciamento de projetos.” (PMI®, 2017 p. 2).

Análise de processos

A análise de processos segue os passos definidos no Plano de melhorias no processo.
Ela busca identificar as melhorias necessárias do ponto de vista organizacional e técnico através do exame de problemas e restrições sofridas e atividades sem valor agregado.
Usa a análise de causa e efeito para analisar um problema e determinar suas causas e criar ações preventivas para problemas semelhantes.

 

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

 

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