Controlar a qualidade

Controlar a qualidade tem como objetivos:

  • Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes da qualidade.
  • Identificar maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios.

É importante ressaltar que monitorar os resultados através do controle de qualidade ajuda a:

  • Confirmar que tudo está indo bem (Medições estão dentro das especificações?);
  • Conscientizar equipe de projeto sobre os resultados;
  • Fornecer subsídio para ações corretivas, ou seja, quando as medições estão fora da especificação, deve-se identificar causas e tomar as ações necessárias para corrigir o problema e evitar novas ocorrências;
  • Fornecer feedback p/ Garantia da Qualidade (GQ), ou seja, quando medições apresentam resultados insatisfatórios indicam que as atividades de GQ não tiveram o efeito desejado. A equipe de GQ deve analisar dados, determinar falhas, aperfeiçoar atividades de GQ e atualizar plano da qualidade.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 8.3 Controlar a qualidade (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Solicitações de mudança aprovadas

Entregas

Dados de desempenho do trabalho

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Coleta de dados

Análise de dados

Inspeção

Testes / avaliações de produtos

Representação de dados

Reuniões

Medições do controle da qualidade

Entregas verificadas

Informações sobre o desempenho do trabalho

Solicitações de mudança

Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

Atualizações de documentos do projeto

 

 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 8.3 Controlar a qualidade (Guia PMBOK® 5a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

 

Referências Bibliográficas

 

  1. MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
  2. PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
  3. SPÍNOLA, M.; BERSSANETI, F.; BUSSINGER, F. Gerenciamento da qualidade em projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
  4. ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2nd Ed., 2014.
  5. ROCHA, A. V.; [et al.]. Gerenciamento da qualidade em projetos, 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
  6. https://asq.org/quality-resources/quality-glossary/q
  7. Glossário de gerenciamento de projetos

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?