O primeiro passo para iniciar o seu projeto é fazer um levantamento de suas informações para avaliar sua viabilidade, o Termo de Abertura do Projeto é o documento estruturado para conter esse levantamento.
Neste artigo explico o que é o Termo de Abertura, como elaborá-lo, quais os processos do Guia PMBOK relacionados e disponibilizo dois modelos e dois exemplos para download de forma gratuita.
O que é o Termo de Abertura do projeto?
O termo de abertura do projeto, também muito conhecido como Project Charter (inglês), é o documento que autoriza formalmente o início do projeto. Ele concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.
Como fazer o Termo de Abertura do projeto
O Gerente de Projetos deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, no desenvolvimento do termo de abertura.
O patrocinador do projeto deve aprovar o termo de abertura do projeto.
O termo de abertura do projeto deve conter informações sumarizadas porém com o nível de detalhamento necessário para a aprovação ou não do projeto. Abaixo algumas das informações normalmente incluídas:
- Gerente de projetos designado e nível de autoridade atribuída;
- Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas;
- Necessidades de negócios, descrição de alto nível do projeto ou requisitos do produto para o qual o projeto é realizado;
- Objetivo ou justificativa do projeto;
- Cronograma de marcos sumarizado;
- Influência das partes interessadas;
- Organizações funcionais e sua participação;
- Premissas organizacionais, ambientais e externas;
- Restrições organizacionais, ambientais e externas;
- Caso de negócios justificando o projeto, incluindo o retorno sobre o investimento;
- Orçamento sumarizado.
Boas práticas para preencher o Termo de Abertura
De forma geral, o TAP é tratado de forma menos detalhada para que o detalhamento ocorra no planejamento.
Objetivo do projeto
Importante contextualizar e explicar de forma clara o que motivou o início do projeto.
Isso permite que toda equipe saiba a origem do projeto o que pode motivá-los.
Objetivos SMART e critérios de sucesso do projeto
Veja definição e exemplos em Objetivos SMART
Requisitos
Documente os principais requisitos dos produtos a serem atendidos.
Uma confusão comum é incluir requisitos como restrições e/ou premissas.
Veja abaixo ou nos links a explicação sobre o que é uma premissa e o que é uma restrição.
Partes interessadas
Para incluir as informações sobre as partes interessadas, você pode usar “Funções e Cargos genéricos” sempre que isso facilitar o desenvolvimento do termo de abertura do seu projeto.
Porém, existem alguns pontos a serem considerados:
- Pergunte-se:
- Se eu incluir o nome da parte interessada, ajudará as pessoas que usarão o TAP, e principalmente, para aquelas que aprovarão o projeto e o TAP?
- Se a resposta for afirmativa, inclua o nome da parte interessada.
- Quantidade de partes interessadas no seu projeto
- Se seu projeto tem poucas partes interessadas, usar o nome específico poderá ajudar na comunicação e na identificação das mesmas.
- Se seu projeto tem muitas partes interessadas, use-as de forma genérica sempre que for mais conveniente pra você. Quanto maior a importância da parte interessada, maior a necessidade de você especificar seus nomes.
- Saiba mais em Registro das partes interessadas & Registro das partes interessadas vGenerica.xlsx
- Investimento no detalhamento na iniciação:
- Quanto maior o detalhamento na iniciação, menor a incerteza na aprovação ou rejeição do projeto.
- Porém, se você investir muito no detalhamento de um projeto que posteriormente foi rejeitado, você terá que cobrir esse custo nos demais projetos aprovados.
- Saiba balancear o nível de detalhamento necessário.
Para quem faz o documento de forma separada, inclua somente o link para o documento conforme o exemplo abaixo:
Veja documento de Registro das partes interessadas em anexo.
Restrições do projeto
Relacione as restrições do projeto, ou seja, limitação aplicável a um projeto, a qual afetará seu desempenho. Limitações reais: orçamento, recursos, tempo de alocação, …
Exemplos:
- Orçamento de R$1.500.000,00
- Orçamento inexistente ou igual a zero
Premissas do projeto
Relacione as premissas do projeto, ou seja, fatores considerados verdadeiros sem prova para fins de planejamento.
Premissa é uma hipótese considerada verdadeira para se chegar a uma conclusão, entretanto, para gestão de projetos, as premissas a serem declaradas, são aquelas consideradas verdadeiras para fins de planejamento.
Desta forma, é necessário avaliar o que deve ser cumprido pelas partes interessadas para finalizarmos o projeto no prazo.
Abaixo um exemplo de premissas para um projeto:
Para cumprir o prazo e o orçamento planejado é necessário:
- Disponibilidade de 4 horas/dia do cliente para especificar o produto durante toda a fase de especificação.
- N Computadores disponibilizados pelo cliente com configuração mínima de …
Como diferenciar Requisitos, Restrições e Premissas
A informação descreve algum dos produtos, serviços ou resultados a serem entregues pelo projeto?
- SIM – REQUISITO.
- NÃO. É algo que depende de um fator externo que você não controla para entregar algo do seu projeto?
- SIM – PREMISSA.
- NÃO. Restringe a atuação da equipe no projeto?
- SIM – RESTRIÇÃO.
Saiba mais em Expectativas, Requisitos, Critérios, Restrições e Premissas
Estrutura analítica do Projeto – EAP
As fases, suas entregas e respectivos pacotes de trabalho devem ser tratadas na estrutura de tópicos.
Dessa forma, você pode facilmente colar a estrutura no seu cronograma para depois definir as atividades de cada pacote de trabalho.
Exemplo:
- Fase 1
- Entrega 1.1
- Pacote de trabalho 1.1.1
- Entrega 1.2
- …
- Entrega 1.1
- Fase 2
- Entrega 2.1
- …
- …
Abaixo, minha sugestão para padronizar nomenclatura e facilitar entendimento de fases, entregas, pacotes de trabalho, atividades e marcos.
Tipo | Representação | Exemplo |
Fase, Entregas, Pacotes de Trabalho ou Atividades sumárias | Substantivo | Planejamento |
Atividade | Verbo no Infinitivo | Desenvolver o plano de projeto |
Marco | Substantivo + Verbo no Particípio Passado | Plano de projeto aprovado |
Erros comuns na atualização de templates
Preste atenção também em alguns erros muito comuns na atualização dos templates:
- Índice desatualizado;
- Controle de versões sem preenchimento;
- É esperado que existam revisões na seção Controle de Versões nos documentos entregues para aprovação.
- Quando existem duas ou mais revisões, fica evidenciado que o documento foi revisado conforme as melhores práticas de qualidade.
- Podem existir revisões específicas como Revisão Ortográfica, Revisão de um Especialista, …
Q&A Termo de Abertura do Projeto
Por que existem informações redundantes no termo de abertura e na declaração do escopo?
Para lhe explicar de forma mais simples, o Termo de abertura do projeto é usado para autorizar formalmente o início do projeto coletando a assinatura das principais partes interessadas dentro do Grupo de Processos de Iniciação.
Ele é gerado no processo Desenvolver o termo de abertura do projeto dentro de um levantamento inicial com um menor nível de detalhamento.
A Declaração do escopo do projeto é feita posteriormente dentro do Grupo de Processos de Planejamento para descrever todo escopo do projeto no processo Definir o escopo.
Uma das entradas usadas para gerar a Declaração do escopo do projeto é o Termo de abertura do projeto.
Como ambos documentos tem informações sobre o escopo do projeto, eles têm alguns tópicos em comum, variando basicamente na profundidade e no momento no qual são gerados.
Documento | Termo de abertura do projeto | Declaração do escopo do projeto |
Quando | No início do projeto | Após, no seu planejamento |
Grupo de Processos | Iniciação | Planejamento |
Nível de profundidade | Menor nível de detalhe | Maior nível de detalhe |
Processos do Guia PMBOK relacionados com o Termo de Abertura do Projeto
Exemplos de Termo de Abertura do Projeto
Modelos de Termo de Abertura do Projeto
- Termo de Abertura do Projeto.docx
- Termo de Abertura do Projeto baseado na técnica 5W2H
Metodologia PMO: Desenvolver o termo de abertura do projeto
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.