Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.

Esse talvez seja o processo mais crítico do gerenciamento do projeto, pois, descobrir as partes interessadas e escutá-las de forma efetiva no início, trará um maior comprometimento, maior clareza de requisitos e objetivos e consequentemente, menos mudanças no decorrer do projeto.
O GP deve conectar as partes interessadas maximizando as influências positivas e minimizando as resistências, o que implicará em uma maior probabilidade de aceitação das entregas.

Importante ressaltar que as atividades de identificação, análise e documentação devem ocorrer durante todo o projeto e não só no seu início. Da mesma forma que ocorrem mudanças no projeto, acontecem mudanças nas partes interessadas dentro e fora da organização. No meio do projeto, novas pessoas são contratadas, outras são desligadas, outras mudam de cargo, de responsabilidade e consequentemente de interesses e envolvimento.

Além disso, um levantamento mal feito pode ignorar pessoas importantes para o projeto, gerando várias solicitações de mudanças de escopo e grande resistência por parte de quem não foi lembrado.

Outro ponto muito importante é priorizar as partes interessadas através de um modelo como a combinação de duas ou mais variáveis (Vide Análise de partes interessadas).

 

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 13.1 Identificar as partes interessadas (Guia PMBOK® Sexta Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Termo de abertura do projeto

Documentos de negócio

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Acordos

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Opinião Especializada

Coleta de dados

Análise de dados

Representação de dados

Reuniões

Registro das partes interessadas

Solicitações de mudança

Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

Atualizações de documentos do projeto

 

Veja também

Fundamentos: Partes interessadas

Exemplos de Projetos: Registro das partes interessadas da reforma da casa

Templates/Modelos: Registro das partes interessadas.xlsx

 

 

Referências Bibliográficas

MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Saiba mais Gestão das partes interessadas

Bibliografia recomendada

MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed.; 2017.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed.; 2017.
PMI. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, 2017.

Fundamentos das partes interessadas

Processos Gerenciamento das partes interessadas

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas para gerenciar as partes interessadas

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre gerenciamento das partes interessadas

Grupos de interesse em projetos