O primeiro passo para iniciar o seu projeto é fazer um levantamento de suas informações para avaliar sua viabilidade, o Termo de Abertura do Projeto é o documento estruturado para conter esse levantamento.
Neste artigo explico o que é o Termo de Abertura, como elaborá-lo, quais os processos do Guia PMBOK relacionados e disponibilizo dois modelos e dois exemplos para download de forma gratuita.
O que é o Termo de Abertura do projeto?
O termo de abertura do projeto, também muito conhecido como Project Charter (inglês), é o documento que autoriza formalmente o início do projeto. Ele concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.
Como fazer o Termo de Abertura do projeto
O Gerente de Projetos deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, no desenvolvimento do termo de abertura.
O patrocinador do projeto deve aprovar o termo de abertura do projeto.
O termo de abertura do projeto deve conter informações sumarizadas porém com o nível de detalhamento necessário para a aprovação ou não do projeto. Abaixo algumas das informações normalmente incluídas:
- Gerente de projetos designado e nível de autoridade atribuída;
- Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas;
- Necessidades de negócios, descrição de alto nível do projeto ou requisitos do produto para o qual o projeto é realizado;
- Objetivo ou justificativa do projeto;
- Cronograma de marcos sumarizado;
- Influência das partes interessadas;
- Organizações funcionais e sua participação;
- Premissas organizacionais, ambientais e externas;
- Restrições organizacionais, ambientais e externas;
- Caso de negócios justificando o projeto, incluindo o retorno sobre o investimento;
- Orçamento sumarizado.
Processos do Guia PMBOK relacionados com o Termo de Abertura do Projeto
Exemplos de Termo de Abertura do Projeto
Modelos de Termo de Abertura do Projeto
- Termo de Abertura do Projeto.docx
- Termo de Abertura do Projeto baseado na técnica 5W2H
Metodologia PMO: Desenvolver o termo de abertura do projeto
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.
Sobre o Autor
![]() |
Eduardo Montes, PMP, PSM IFundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários. Entregou 443 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 122 cursos sobre gestão de projetos. Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos. Certificado PMP desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org. Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill. Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar. Propósito de vida: transformar projetos em realidade. Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:
Entre em contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou conecte-se no meu Linkedin, Facebook ou Instagram. |