O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.
Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto e é composto por diversas atividades de outras áreas de conhecimento como:
- Identificar as entregas chaves;
- Identificar riscos de alto nível, premissas e restrições;
- Analisar benefícios e alinhá-los com as partes interessadas e com o negócio;
- Levantar de forma macro o cronograma e o orçamento do projeto de modo a avaliar a viabilidade do projeto;
- Entre outras atividades.
O termo de abertura contém:
- Gerente de Projeto e sua equipe;
- Data de início do projeto e suas dependências;
- Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente;
- Justificativa do projeto;
- WBS;
- Cronograma e Orçamento resumido.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)
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Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.