Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências e aumentando o suporte ao projeto.
O principal benefício desse processo é a manutenção ou aumento da eficiência e eficácia das atividades de engajamento das partes interessadas à medida que o projeto se desenvolve e o seu ambiente muda.
Os relacionamentos entre as partes interessadas devem ser constantemente monitorados, pois:
- As expectativas e as percepções mudam ao longo do projeto;
- O envolvimento do usuário e o suporte da alta administração são apontados como os principais fatores de sucesso de um projeto;
- Atender as novas expectativas implica em maior aceitação;
- Adaptar-se agilmente às mudanças implica em menores problemas e um maior engajamento.
Tabela 8 Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 13.4 Monitorar o engajamento das partes interessadas (Guia PMBOK®)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Plano de gerenciamento do projeto |
Informações sobre o desempenho do trabalho Atualizações no Plano de gerenciamento do projeto Atualizações nos Documentos do projeto |
Referências Bibliográficas
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.