Os artefatos do Scrum

Artefatos do Scrum

Os artefatos do Scrum são os meios usados para registrar cada item a ser desenvolvido e implementado do produto e o seu fluxo através da movimentação de um artefato para o outro.

Cada artefato representa um momento do fluxo do item a ser implementado no produto final.

Veja abaixo a tabela com todos os artefatos do Scrum e sua etapa no fluxo.

 

Artefato Etapa do Fluxo Lista similar Breve descrição
Product Backlog A ser construído TO DO (A ser feito) Lista ordenada de tudo que é conhecido ser necessário no produto
Sprint Backlog Em construção DOING (Fazendo) Lista com os itens do Product Backlog selecionados para a Sprint
Incremento Pronto DONE (Feito ou Pronto) Lista com todos os itens prontos do Product Backlog de todas as Sprints até o momento

 

Os artefatos do Scrum são as ferramentas essenciais para garantir a Transparência, a Inspeção e a Adaptação, pilares do Scrum.

São eles, o Product Backlog, o Sprint Backlog, o Incremento e a Definição de Pronto. Ao contrário do que a crença popular acredita, os artefatos Kanban, Planning Poker, Burndown Chart e muitos outros não fazem parte do framework Scrum, embora sejam popularmente usados em conjunto.

O Product Backlog é a “lista” (embora não tenha que ser exatamente uma lista) de requisitos que o Product Owner deseja para o produto. Sim, o Product Owner é o dono do Product Backlog e cabe a ele mantê-lo priorizado, visível e refinado, tendo a palavra final sobre o mesmo dentro do Time Scrum. O Scrum não prescreve um formato único para o Product Backlog, mas discutiremos algumas abordagens comuns futuramente.

O Sprint Backlog é uma versão do Product Backlog com o escopo a ser trabalhado pelo Time de Desenvolvimento na próxima iteração. Ele é criado a partir dos itens mais priorizados do Product backlog durante as discussões da Sprint Planning, tem seus requisitos quebrados em tarefas realizáveis pelo time e seu esforço estimado para que o time possa ter uma noção da sua velocidade e do tempo de desenvolvimento do roadmap como um todo.

O Incremento é um artefato oriundo do resultado dos esforços do Time de Desenvolvimento durante a Sprint. Ele geralmente é composto por software com potencial de ser liberado para produção, situação na qual o time terá gerado valor real para o cliente, tal qual como descrito no Manifesto Ágil.

A avaliação do Incremento ocorre durante a Sprint Review, a fase de Inspeção do desenvolvimento da sprint, sendo o artefato que corrobora com o empirismo do Scrum, onde apenas resultados obtidos pelo time podem ser tomados como base para julgamentos futuros.

E por fim, a Definição de Pronto (Definition of Done – DoD), um documento contendo uma definição comum e clara do que “DONE” (pronto) significa para o time. Product Owner, Scrum Master, o Time de Desenvolvimento e os demais stakeholders diretamente ligados ao projeto devem ter um entendimento único da situação real de um incremento dito como pronto.

Embora possa soar estranho, pessoas diferentes possuem entendimentos diferentes do que pronto significa dependendo do seu background e contexto dentro do projeto. Para um programador, DONE pode significar estar codificado na sua máquina. Para um Product Owner, DONE pode significar que ele testou e homologou o Incremento. É importante que o time defina este artefato de transparência logo no início da primeira sprint, pois geralmente é algo que impacta o pipeline de desenvolvimento das tarefas, afeta a estimativa das mesmas e pode gerar muita dor de cabeça se não feita.

Como já citado anteriormente, muitos são os artefatos existentes no mercado, sendo apenas este quatro oriundos do Scrum. Conforme nos aprofundarmos nos métodos ágeis aqui no Escritório, veremos outras práticas e artefatos de outras metodologias ágeis, como Lean, XP, Kanban, SAFe e muito mais.

Até lá!

Referências bibliográficas

Luiz Duarte. Agile Coaching: Um Guia Prático, LuizTools, 2019

Luiz Duarte. Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático, LuizTools, 2016

Schwaber, Ken e Sutherland, Jeff. O Guia do Scrum. O Guia Definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo. 2020.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

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