Escritório de Projetos

Capacitando pessoas e empresas para o sucesso

Você sabe de onde os métodos ágeis surgiram? Porque eles são chamados de ágeis? O que diferencia um método ágil de um tradicional? O que é Scrum e quais são seu papéis, cerimônias e artefatos?

Você encontrará as respostas no nosso Guia Completo sobre Scrum e Métodos ágeis.

Clique nos hyperlinks conforme sua necessidade ou leia o Guia Scrum e Métodos ágeis de forma sequencial.

O que são métodos ágeis?

Métodos Ágeis focam nas pessoas e na interação entre elas, uma vez que falhas de comunicação acontecem o tempo todo nos projetos. Mesmo os processos mais rígidos e cheios de documentação não conseguem preencher os gaps de comunicação. Ao invés de propor ainda mais ferramentas e processos, os métodos ágeis diminuem a burocracia e propõem mais comunicação.

Métodos Ágeis focam em valor entregue, uma vez que o sucesso de um projeto não está na aplicação de um método, mas sim na satisfação do cliente. Prescreve-se o mínimo de cerimônias e artefatos que forneçam ao time subsídios mínimos para que foquem no desenvolvimento do produto, jamais servindo o processo apenas pelo processo. Processos devem servir aos propósitos dos times, e não o contrário.

Métodos Ágeis focam em construir produtos aos pedaços, sem escopo fechado, sem usar contratos como forma de se defender de clientes (e vice-versa) e de maneira sustentável para o time. Focam em criar uma cultura saudável de entrega contínua de valor ao mesmo tempo que permite ao Time de Desenvolvimento melhorar a si mesmo no processo.

Clique para saber mais sobre os Métodos Ágeis, seu manifesto, origem, evolução, criadores, principais métodos e frameworks

O que é Scrum?

O Scrum é o framework ágil mais utilizado no mundo atualmente, sendo considerado por muitos como o passo inicial para a implantação de uma cultura ágil nas empresas que desenvolvem software. Criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, dois veteranos da indústria de software, ele vem sendo refinado e testado na prática há mais de duas décadas nos mais variados tipos e tamanhos de projetos.

Clique para saber mais sobre o Scrum, sua origem, pilares e o Scrum Guide

Os papéis do Scrum

O Scrum é um método ágil muito leve, talvez aí esteja a razão pela qual é o mais popular mundialmente falando. O Scrum não prescreve cargos e sequer uma hierarquia, ele dita que o Time Scrum é responsável pela entrega e que isso basta. No entanto, para que não existam conflitos de responsabilidade, ele divide os envolvidos no projeto em porcos e galinhas. São divididos em três papéis:

  1. Scrum Master
  2. Product Owner
  3. Time de Desenvolvimento

Saiba mais sobre os papéis do Scrum, conheça a fábula do porco e da galinha e veja o vídeo caso prefira ao invés de ler.

 

As cerimônias do Scrum

O coração do Scrum é a Sprint. Uma Sprint é um período que varia de duas a quatro semanas durante o qual o time desenvolve um Incremento de software potencialmente entregável, com o objetivo principal de entregar valor ao cliente o mais rápido possível. Enquanto um projeto pode necessitar de várias sprints para serem entregues, ao invés de seguir o modelo Waterfall de entregar tudo de uma vez só no final do projeto, no Scrum entregamos uma parte do que o cliente precisa ao final de cada sprint, permitindo que o cliente valide ou até mesmo use o software em uma velocidade maior que a habitual. Durante uma sprint acontecem as seguintes cerimônias: 

  1. Sprint Planning
  2. Daily Scrum
  3. Sprint Review
  4. Sprint Retrospective

Saiba mais sobre as cerimônias do Scrum

Os artefatos do Scrum

Os artefatos e as cerimônias são as características mais peculiares dos métodos ágeis. De reuniões em pé a quadros cheios de post its, eles estão por toda parte e são um símbolo do informalismo criativo e colaborativo que é a base da transformação cultural que eles trazem às empresas. Falando especificamente do Scrum e, ao contrário do que muita gente pensa, temos pouquíssimos artefatos. Abaixo os artefatos do Scurm:.

  1. Product Backlog
  2. Sprint Backlog
  3. Definição de Pronto e Incremento

Saiba mais sobre os artefatos do Scrum

Você pode também querer conferir os artigos sobre Scrum e Métodos Ágeis ordenados pelos mais lidos

Conheça nosso especialista em Métodos Ágeis e tire suas dúvidas incluindo-as nos comentários abaixo.

E por fim, junte-se ao Grupo de Scrum e Métodos Ágeis de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.

 

Cursos preparatórios para certificações com 12% de desconto Código do Parceiro: PMO