Search
Close this search box.

Os artefatos do Scrum

Artefatos do Scrum

 

O que são os artefatos do Scrum?

Os artefatos do Scrum são os meios usados para registrar cada item a ser desenvolvido e implementado do produto e o seu fluxo através da movimentação de um artefato para o outro. Cada artefato representa um momento do fluxo do item a ser implementado no produto final.

Veja abaixo a tabela com todos os artefatos do Scrum e sua etapa no fluxo.

Tabela dos artefatos do Scrum

Artefato Etapa do Fluxo Lista similar Breve descrição
Product Backlog A ser construído TO DO (A ser feito) Lista ordenada de tudo que é conhecido ser necessário no produto
Sprint Backlog Em construção DOING (Fazendo) Lista com os itens do Product Backlog selecionados para a Sprint
Incremento Pronto DONE (Feito ou Pronto) Lista com todos os itens prontos do Product Backlog de todas as Sprints até o momento

 

Os artefatos do Scrum são usados para documentar o que será feito garantindo o alinhamento entre os envolvidos e transparência para a equipe do Scrum. Eles também servem de referência para a inspeção, para avaliar o progresso do trabalho e são adaptados sempre que necessário.

Veja também o vídeo para obter mais informações sobre os valores do SCRUM.

Product Backlog

De acordo com Duarte (2016), o Product Backlog é uma lista ordenada por prioridade de tudo que deve ser necessário no produto e a origem única dos requisitos para qualquer mudança a ser feita no mesmo. Gerenciado única e exclusivamente pelo Product Owner, que o faz a todo momento, o Product Backlog deve ser mantido longe dos Developers, para evitar dispersão pensando no futuro.

O Product Backlog também deve possuir uma Meta do Produto que é o seu objetivo de longo prazo e serve de direção e compromisso para a equipe do Scrum.

 

Sprint Backlog

O Sprint Backlog é criado na Sprint Planning e adaptado sempre que necessário.

Algumas questões ajudam no direcionamento da sua criação.

Inicia-se pela Meta da Sprint respondendo a questão “Por que? Qual o objetivo a ser atendido com a Sprint?”

Para atingir a Meta da Sprint definida, são selecionados os itens do Product Backlog que serão feitos na Sprint respondendo a questão “O que será feito na Sprint para atingir sua meta?”

E para cada item selecionado, será feito o detalhamento do trabalho necessário de modo a garantir que eles sejam concluídos dentro da Sprint respondendo a questão “Como será feito cada um dos itens selecionados para atingir a Meta da Sprint?”

O Sprint Backlog é de responsabilidade dos Developers e serve como foco e compromisso de entrega até o final da Sprint, quando será revisado e validado na Sprint Review.

No decorrer da Sprint, os itens e o detalhamento do Sprint Backlog são adaptados e refinados.

 

Incremento e Definição de Pronto

Incremento é a entrega em forma de valor para o produto final sendo desenvolvido, é o produto em si que deverá atingir a Meta do Produto. Em outras palavras, é a materialização do Product Backlog em produto final a ser consumido por seus clientes.

Um incremento só existe quando ele atende a Definição de Pronto que é uma descrição de como garantir que o item sendo validado está em conformidade com as medidas de qualidade exigidas para o produto.

Cada Sprint gera um novo incremento que é adicionado aos incrementos anteriores. Juntos devem funcionar de forma integrada compondo o produto a ser usado pelos seus clientes.

A decisão de liberar o incremento e o produto para seus clientes deve ser feita baseada na Meta do Produto e na estratégia da organização.

Cada Sprint, deve criar um ou mais incrementos que são apresentados e validados na Sprint Review. Importante ressaltar, que em situações específicas, o incremento pode ser liberado independente da Sprint Review.

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo; MAUDONNET, Simone. Administração do Tempo, 1ª Ed. São Paulo; 2019.

Luiz Duarte. Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático, LuizTools, 2016

Schwaber, Ken e Sutherland, Jeff. O Guia do Scrum. O Guia Definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo. 2020.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

Saiba mais Scrum e Métodos Ágeis

Scrum e Métodos Ágeis-Resumo

  1. O que são métodos ágeis
  2. Manifesto ágil: O que é, seus princípios e valores ágeis
  3. O que é Scrum?
  4. Os Valores do Scrum: Construindo Equipes Vencedoras
  5. Os papéis do Scrum
  6. As cerimônias do Scrum
  7. Os artefatos do Scrum

Transformação Ágil

Scrum e Métodos Ágeis-Mais lidos

Especialista em Métodos Ágeis

Agradecimento ao Leitor e Convite para Compartilhar Experiências e Opiniões

Lhe agradeço por dedicar seu tempo para explorar as nuances do Scrum. Sua participação é valiosa. Convido você a compartilhar suas experiências e opiniões nos comentários abaixo. Seu feedback nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo relevante e de qualidade.

Para mais informações e suporte em aprimorar seu Método Ágil, não hesite em me contatar. Estou aqui para ajudar você a alcançar o sucesso em seus projetos ágeis.

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?