O que é o Scrum
Segundo Schwaber e Sutherland (2020), Scrum é um framework leve que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos. Ele é o método ágil mais usado no mundo e oferece uma estrutura flexível que pode ser adaptada às necessidades específicas de cada equipe e projeto. Ele promove uma abordagem iterativa e incremental, permitindo que as equipes respondam rapidamente às mudanças nos requisitos e no ambiente.
Origem do Scrum
O Scrum foi criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland e apresentado em 1995 na conferência OOPSLA (Object-Oriented Programming, Systems, Languages & Applications). Ele está alinhado com os valores e os princípios do Manifesto ágil e foi desenvolvimento inicialmente para projetos de desenvolvimento de software e atualmente é usado em áreas, como Marketing, Pesquisa, Inovação, entre outras.
Veja o vídeo para obter mais informações sobre o SCRUM.
O Scurm é baseado no empirismo, onde o conhecimento vem da experiência e da tomada de decisão com base no que foi observado, e no lean thinking, reduzir o desperdício e concentrar-se no essencial.
Os pilares do Scrum
O Scrum é baseado em três pilares (transparência, inspeção e adaptação) que são fundamentais para aplica-lo de forma efetiva em seus projetos e na sua organização.
Transparência
Esse pilar está muito relacionado ao valor do manifesto ágil “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”.
Para privilegiar as pessoas e suas interações é fundamental que todos estejam cientes das questões mais importantes do projeto.
Os artefatos detalhados no próximo módulo devem ser transparentes, permitindo seu entendimento e sua inspeção.
Inspeção
A inspeção é fundamental para garantir a ágil correção sempre que houver impedimentos ou desvios em relação ao que foi combinado.
Ela é implementada através dos eventos detalhados no próximo módulo e leva à necessidade de adaptação, nosso próximo pilar.
Adaptação
Quando existem mudanças, desvios, impedimentos ou resultados indesejados, deve-se buscar entender as causas e adaptar o que for necessário para evitar que os problemas sejam repetidos.
As pessoas envolvidas devem ter poder suficiente para agilmente se adaptar através dos aprendizados da inspeção.
Os valores do Scrum
Quando os valores de Compromisso, Foco, Abertura, Respeito e Coragem são incorporados e vividos pelo Time Scrum, os pilares de transparência, inspeção e adaptação tornam-se vivos e constroem a confiança para todos.
Eu diria que a incorporação dos valores pelo time é mais importante do que a própria implantação do SCRUM. Se você tiver uma equipe com esses valores incorporados, o método usado será mais um ingrediente nessa receita que certamente levará a uma equipe vencedora.
Vamos a cada um deles:
Compromisso
Todo time Scrum assume o compromisso de alcançar os objetivos traçados (como a meta da Sprint) e apoiar uns aos outros.
Como dizia o capitão Nascimento no filme Tropa de Elite: “Missão dada é missão cumprida”.
Obs. 1: Uma pessoa não comprometida na equipe pode contaminar os demais. Garanta o comprometimento de todos e se necessário, faça trocas na sua equipe.
Obs. 2: Não adiantará o melhor método, o melhor planejamento, a melhor ferramenta, se a equipe não estiver comprometida.
Foco
A meta e os eventos da Sprint, como a Daily Scrum, deixam claras as atividades a serem cumpridas no dia e na Sprint direcionando os esforços de cada membro da equipe, mantendo o foco naquilo que precisa ser feito.
O artefato Sprint Backlog também ajuda no foco deixando em um lugar só aquilo que precisa ser feito durante a Sprint.
Os objetivos e os resultados chaves precisam estar claros pra todos para que a equipe possa ter foco no sentido de alcançá-los.
Um sistema de configuração de objetivos como o OKR (Objectives and Key Results) cria alinhamento e engajamento com metas mensuráveis e ambiciosas direcionando o foco.
Veja também o vídeo para obter mais informações sobre os valores do SCRUM.
Abertura
Importante no trabalha em equipe, que você esteja aberto as sugestões dos demais. Seus colegas que trabalham com você todos os dias tem maior chance de lhe dar sugestões para melhorar o seu desempenho. Alguns eventos do Scrum são propícios para identificar oportunidades de melhoria como o Sprint Retrospective. Todos devem estar prontos para ouvir, agregar e viabilizar essas melhorias.
Obs.1: Quando você escuta seu colega e segue seus conselhos, favorece um ambiente de colaboração e de engajamento para a equipe como um todo.
Respeito
O respeito é fundamental para estimular as interações entre a equipe. Exercer a empatia se colocando no lugar do outro, melhora a convivência e os resultados da equipe como um todo.
Obs.1: Respeitar a opinião do outro está relacionado com a abertura;
Obs.2: Se colocar no lugar do outro, principalmente, quando as coisas não ocorrem como desejado, é fundamental para entender as causas e alcançar soluções definitivas para a equipe como um todo.
Coragem
Importante ter a coragem de perguntar e não ficar com vergonha. Ter coragem de propor mudanças, de inovar, sem medo de errar. Se ninguém propor nada, nada será melhorado.
Os membros da equipe devem assumir responsabilidades e acreditar que são capazes.
Resultado do uso do Scrum
Através da incorporação desses valores, Compromisso, Foco, Abertura, Respeito e Coragem e do uso dos pilares do Scrum, a equipe estará muito mais coesa, com alto desempenho e muito mais propensa a ter sucesso em seus projetos.
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo; MAUDONNET, Simone. Administração do Tempo, 1ª Ed. São Paulo; 2019.
Luiz Duarte. Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático, LuizTools, 2016
Schwaber, Ken e Sutherland, Jeff. O Guia do Scrum. O Guia Definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo. 2020.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021.