Escritório de Projetos

O maior e melhor conteúdo gratuito de gerenciamento de projetos do Brasil

Uma sprint começa a valer quando a Sprint Planning acontece. Essa cerimônia é o marco de início da sprint pois é nela que definimos o objetivo da próxima iteração de desenvolvimento e em linhas gerais, como planejamos chegar neste objetivo (define-se o "quê" e o "como"). Mas como que garantimos que, ao longo dos dias, o time não perca o foco do objetivo principal? Mais do que isso, como temos a certeza que estamos no caminho certo e que vamos "chegar lá"?

Executando a Daily Scrum todos os dias!

A Daily Scrum é uma cerimônia de alinhamento. Ela possui algumas regras que garantem a sua celeridade, o seu objetivo e ao aproveitamento de todos, são elas:

  • ela acontece todos os dias;
  • no máximo deve durar 15 minutos e todos devem estar em pé;
  • sempre acontece no mesmo lugar e no mesmo horário, combinado com todos;
  • cada pessoa tem a sua vez de falar e os demais ouvem;
  • cada pessoa fala para os demais membros do time, não há um chefe aqui e isso não é uma "prestação de contas";
  • não discute-se detalhes de nenhuma atividade durante a Daily, apenas depois;

Algumas regras da Daily podem parecer um tanto excêntricas, como o fato dela acontecer em pé ou sempre no mesmo lugar. No entanto, a psicologia de tais regras é muito forte e elas devem ser seguidas à risca. Por exemplo:

  • se ela não acontecer em pé e as pessoas estiverem confortáveis em cadeiras, elas tendem a demorar demais na reunião ou perder o foco;
  • se ela ultrapassar o timebox de 15 minutos as pessoas irão começar a reclamar que ela está tomando tempo demais da sprint;
  • se ela não acontecer sempre no mesmo local e horário, as pessoas se atrasarão para ela ou arranjarão desculpas variadas para não participar;
  • se as pessoas começarem a discutir detalhes na Daily, ela demorará mais de 15 minutos;

Um framework comum para execução da Daily consiste em cada membro do time responder a apenas três perguntas:

  1. o que eu fiz desde a última Daily?
  2. o que eu vou fazer depois dessa Daily?
  3. tem algo impedindo o meu trabalho?

Respondendo a estas três perguntas simples e objetivas conseguimos garantir que todos no time sabem se estão caminhando rumo ao que foi planejado e se algum membro precisa de ajuda (impedimentos). Duas pessoas possuem um papel especial nesta cerimônia que são o Scrum Master e o Product Owner, uma vez que eles não possuem atividades no Sprint Backlog.

A participação do Scrum Master não é obrigatória na Daily, embora recomendada. Ele deve garantir que ela aconteça e que as regras estão sendo seguidas. Qualquer impedimento levantado nesta cerimônia deve ser comunicado à ele para que possa agir e removê-lo o mais rápido possível.

A participação do Product Owner também não é obrigatória na Daily, embora ela possa ser útil à ele para identificar se o time está seguindo o que foi planejado e corrigir qualquer desvio de rumo depois da mesma.

Sobre o local da Daily, caso o time use um board de atividades, pode ser extremamente benéfico fazer próximo do mesmo, de forma que o time tenha esse momento em conjunto para visualizar se estão mais próximos dos objetivos em relação ao dia anterior. Da mesma forma, se o time usa um gráfico de burndown, esta é outra ferramenta que pode estar visualmente próxima deles na Daily como um alerta caso estejam se distanciando da meta.

A Daily é uma das cerimônias mais preciosas (e icônicas) do Scrum e é muito útil mesmo em times que não são de desenvolvimento. Não subestime a sua simplicidade e tenha a certeza que seu time a executa corretamente para colher os benefícios da mesma.

 

 

 

Sobre o Autor

 

luizfernandoduartejunior

Agile Coach no Agibank, autor do blog LuizTools e programador nas horas vagas.

Autor dos livros:

 

 

 

 

 

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como