Scrum e Métodos Ágeis
Scrum e Métodos Ágeis são temas fundamentais para qualquer pessoa que queira se aprofundar no mundo da agilidade em projetos, principalmente os profissionais de TI.
Você sabe de onde os métodos ágeis surgiram? Porque eles são chamados de ágeis? O que diferencia um método ágil de um tradicional? O que é Scrum e quais são seu papéis, cerimônias e artefatos?
Você encontrará as respostas no nosso Guia Completo sobre Scrum e Métodos ágeis.
Clique nos hyperlinks conforme sua necessidade ou leia o Guia Scrum e Métodos Ágeis de forma sequencial.
O que são métodos ágeis?
Métodos Ágeis focam nas pessoas e na interação entre elas, uma vez que falhas de comunicação acontecem o tempo todo nos projetos. Mesmo os processos mais rígidos e cheios de documentação não conseguem preencher os gaps de comunicação. Ao invés de propor ainda mais ferramentas e processos, os métodos ágeis diminuem a burocracia e propõem mais comunicação.
Métodos Ágeis focam em valor entregue, uma vez que o sucesso de um projeto não está na aplicação de um método, mas sim na satisfação do cliente. Prescreve-se o mínimo de cerimônias e artefatos que forneçam ao time subsídios mínimos para que foquem no desenvolvimento do produto, jamais servindo o processo apenas pelo processo. Processos devem servir aos propósitos dos times, e não o contrário.
Métodos Ágeis focam em construir produtos aos pedaços, sem escopo fechado, sem usar contratos como forma de se defender de clientes (e vice-versa) e de maneira sustentável para o time. Focam em criar uma cultura saudável de entrega contínua de valor ao mesmo tempo que permite ao Time de Desenvolvimento melhorar a si mesmo no processo.
O que é Scrum?
O Scrum é o framework ágil mais utilizado no mundo atualmente, sendo considerado por muitos como o passo inicial para a implantação de uma cultura ágil nas empresas que desenvolvem software. Criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, dois veteranos da indústria de software, ele vem sendo refinado e testado na prática há mais de duas décadas nos mais variados tipos e tamanhos de projetos.
Clique para saber mais sobre o Scrum, sua origem, pilares e o Scrum Guide
Os papéis do Scrum
O Scrum é um método ágil muito leve, talvez aí esteja a razão pela qual é o mais popular mundialmente falando. O Scrum não prescreve cargos e sequer uma hierarquia, ele dita que o Time Scrum é responsável pela entrega e que isso basta. No entanto, para que não existam conflitos de responsabilidade, ele divide os envolvidos no projeto em porcos e galinhas. São divididos em três papéis:
As cerimônias do Scrum
O coração do Scrum é a Sprint. Uma Sprint é um período que varia de duas a quatro semanas durante o qual o time desenvolve um Incremento de software potencialmente entregável, com o objetivo principal de entregar valor ao cliente o mais rápido possível. Enquanto um projeto pode necessitar de várias sprints para serem entregues, ao invés de seguir o modelo Waterfall de entregar tudo de uma vez só no final do projeto, no Scrum entregamos uma parte do que o cliente precisa ao final de cada sprint, permitindo que o cliente valide ou até mesmo use o software em uma velocidade maior que a habitual. Durante uma sprint acontecem as seguintes cerimônias:
Saiba mais sobre as cerimônias do Scrum
Os artefatos do Scrum
Os artefatos e as cerimônias são as características mais peculiares dos métodos ágeis. De reuniões em pé a quadros cheios de post its, eles estão por toda parte e são um símbolo do informalismo criativo e colaborativo que é a base da transformação cultural que eles trazem às empresas. Falando especificamente do Scrum e, ao contrário do que muita gente pensa, temos pouquíssimos artefatos. Abaixo os artefatos do Scurm:.
Saiba mais sobre os artefatos do Scrum
Você pode também querer conferir os artigos sobre Scrum e Métodos Ágeis ordenados pelos mais lidos
Conheça nosso especialista em Métodos Ágeis e tire suas dúvidas incluindo-as nos comentários abaixo.
E por fim, junte-se ao Grupo de Scrum e Métodos Ágeis de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo; MAUDONNET, Simone. Administração do Tempo, 1ª Ed. São Paulo; 2019.
Luiz Duarte. Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático, LuizTools, 2016
Schwaber, Ken e Sutherland, Jeff. O Guia do Scrum. O Guia Definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo. 2020.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021.