O que é gerenciamento dos custos?
O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado (PMI, 2017).
Qual é o objetivo do Gerenciamento do custos?
O principal objetivo do gerenciamento dos custos é estimar o orçamento do projeto de forma que ele seja cumprido sem variações.
Custos do projeto
O total dos custos de um projeto é a somatória de todos os recursos necessários para executar as atividades previstas no projeto expressos em unidade monetária.
Eles formam as saídas do fluxo de caixa e são usadas juntos com os ganhos obtidos pelo projeto (que são as entradas do fluxo de caixa) para formar o fluxo de caixa e determinar a viabilidade do projeto.
Veja nossa planilha Avaliacao de Projetos.xlsx com alguns indicadores propostos para determinar a viabilidade usando o fluxo de caixa como o Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de retorno.
Na iniciação (4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto) é feito um levantamento inicial dos custos para determinar um orçamento preliminar do projeto e aprovar o projeto ou não. Esse orçamento preliminar é detalhado no planejamento dentro dos processos de gerenciamento de custos (7.2 Estimar os custos / 7.3 Determinar o orçamento) e formará a linha de base dos custos que será usada para monitorar o desempenho dos custos do projeto (7.4 Controlar os custos).
Processos de gerenciamento dos custos
Planejar o gerenciamento dos custos
Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.1 Planejar o gerenciamento dos custos (Guia PMBOK® 6a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Termo de abertura do projeto | Opinião especializada | Plano de gerenciamento dos custos |
Estimar os custos
Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.
Custo é a remuneração dos fatores de produção (mão-de-obra, capital, máquinas, instalações, materiais e serviços) utilizados na preparação e execução de um processo produtivo.
Custo é o valor expresso em moeda corrente correspondente à realização de atividades, serviços ou mercadorias consumidas.
Estimativa de custo da atividade = aproximação dos custos dos recursos necessários para terminar a atividade.
Inclui os custos de:
- Mão de obra, Materiais e Equipamentos;
- Serviços e instalações;
- Gerenciamento do projeto;
- Categorias especiais;
- Provisão para inflação;
- Custo de contingência.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.2 Estimar os custos (Guia PMBOK® 6a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Plano de gerenciamento do projeto | Opinião especializada | Estimativas de custos |
Determinar o orçamento
Determinar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.3 Determinar o orçamento (Guia PMBOK® 6a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Plano de gerenciamento do projeto | Opinião especializada
Revisão de informações históricas |
Linha de base dos custos |
Veja também
Metodologia PMO: Como Criar o Cronograma e o Orçamento do Projeto
Controlar os custos
Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.4 Controlar os custos (Guia PMBOK® 6a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Plano de gerenciamento do projeto
Requisitos de recursos financeiros do projeto |
Opinião especializada | Informações sobre o desempenho do trabalho |
Ferramentas de Gerenciamento dos custos
Principais ferramentas usadas para gerenciar os custos:
- Agregação de custos
- Análise de dados
- Estimativa análoga
- Estimativa bottom-up
- Estimativa paramétrica
- Estimativas de três pontos
- Financiamento
- Índice de desempenho para término – IDPT
- Opinião especializada
- Reconciliação dos limites de recursos financeiros
- Reuniões
- Revisão de informações históricas
- Sistema de informações do gerenciamento de projetos
- Tomada de decisão
Clique aqui para conhecer mais detalhes das Ferramentas dos Custos do Guia PMBOK.
Baixe também de forma gratuita as seguintes ferramentas para gerenciar os custos do seu projeto:
- Gerenciamento do valor agregado.mpp (Cronograma preparado com os campos para monitorar seu projeto através do gerenciamento do valor agregado)
- Gerenciamento do valor agregado.xlsx (Planilha pronta com fórmulas e gráficos para monitorar seu projetos através do gerenciamento do valor agregado)
- Sistema de Custeio.xlsx (Planilha com sistema de custeio para ratear os custos dos seus projetos através de parâmetros)
- Previsões do Orcamento.xlsx (Planilha para calcular o orçamento do seu projeto)
Modelos de Gerenciamento dos Custos
Para planejar seu projeto é necessário obter informações exatas no tempo certo para tomar as melhores decisões. Para agilizar a coleta dessas informações e não esquecer nada importante, usa-se formulários organizados de forma lógica e integrada. Esses formulários, mais conhecidos pelo nome de modelos ou templates (termo em inglês), foram criados por mim e são aperfeiçoados de forma contínua desde 2005 quando criei meu primeiro Escritório de Projetos.
Abaixo disponibilizo os modelos das saídas dos processos de gerenciamento dos custos do projeto para download:
- Plano de gerenciamento dos custos.docx
- Estimativas de Custos
- Base das estimativas.docx
- Orçamento do projeto.docx
- Requisitos de recursos financeiros do projeto
- Status Report.docx
- Status Report.Projeto Exemplo.xlsx
- Previsões do Orcamento.xlsx
Exemplos de Gerenciamento dos Custos
Para facilitar seu entendimento sobre o que incluir nos modelos das saídas dos processos de gerenciamento dos custos, disponibilizo alguns exemplos desses modelos usados em exemplos de projetos.
- Plano de gerenciamento dos custos.docx
- Estimativas de Custos.xlsx
- Base das estimativas.docx
- Orcamento do projeto.docx
- Requisitos de recursos financeiros do projeto.xlsx
- Status Report.pptx
- Previsoes do Orcamento.xlsx
Saídas dos processos de gerenciamento dos custos com seus modelos e exemplos
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
Saiba mais Gestão do Custos
Processos Gerenciamento dos custos
Ferramentas de custos do Guia PMBOK®
- Reconciliação dos limites de recursos financeiros
- Relações históricas
- Agregação de custos
- Análise de proposta de fornecedor
- Estimativa análoga
- Estimativa paramétrica
- Estimativa bottom-up
- Estimativas de três pontos
- Gerenciamento do valor agregado
- Previsão
- Índice de desempenho para término (IDPT)
- Análise de desempenho
- Software de gerenciamento de projetos
- Análise de reservas
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Verifique nas entradas seus Modelos/Templates e exemplos
- Plano de gerenciamento dos custos
- Estimativas de custos
- Base das estimativas
- Linha de base dos custos
- Requisitos de recursos financeiros do projeto
- Previsões do orçamento
Artigos sobre gerenciamento dos custos
Grupos de interesse em projetos
- Junte-se ao Grupo de Gestão de projetos de forma gratuita e tenha acesso a eventos, fórum e conteúdo exclusivo.
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Process Groups: A Practice Guide, 1st Edition, Project Management Institute Inc., Newtown Square, 2022.