Os mais lidos
Veja abaixo todos os artigos da categoria ordenados pelos mais lidos.
Caso prefira ler pela ordem dos processos, inicie pelo Gerenciamento dos custos, ao final de cada página (antes do rodapé), clique no botão "Próximo" para ir para o próximo processo e assim por diante.
Custos é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.
O grupo de interesse é feito por você e para você.
Junte-se ao Grupo de Custos de forma gratuita para:
Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.
O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado (PMI, 2017).
Add a commentEstimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.
Add a commentSegundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento dos custos define o formato e estabelece as atividades e os critérios de planejamento, estruturação e controle dos custos do projeto.
Add a commentOs requisitos de recursos financeiros do projeto são gerados a partir da linha de base do desempenho de custos.
Add a commentDeterminar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.
Add a commentPlanejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.
Add a commentA linha de base dos custos é o orçamento do projeto aprovado pelo seu patrocinador no término do planejamento.
Add a commentO total dos custos de um projeto é a somatória de todos os recursos necessários para executar as atividades previstas no projeto expressos em unidade monetária.
Add a commentAs bases das estimativas devem conter:
Add a commentControlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.
Add a commentPara estimar os custos deve-se considerar todos os recursos (diretos ou indiretos) a serem usados.
Esses recursos podem ser mão-de-obra, materiais, equipamentos, entre outros.
Para alocar os custos indiretos, normalmente, usa-se critérios de rateio.
Abaixo uma tabela com custos indiretos e um exemplo de critérios de rateio.
Add a commentAs previsões de custos ou do orçamento são calculadas usando o gerenciamento do valor agregado baseando-se na performance atual e o que falta para concluir o projeto.
Elas devem ser documentadas e comunicadas às partes interessadas.
A agregação de custos é usada para totalizar os custos por pacote de trabalho conforme a EAP.
Os softwares de gerenciamento de projetos, como o Microsoft Project e o Primavera, fazem a agregação dos custos totalizando nos níveis superiores de forma automática.
A análise de propostas de fornecedores é muito útil para validar os custos estimados.
Add a commentFerramentas dos processos da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento dos custos do projeto em ordem alfabética:
Add a commentOs projetos têm recursos financeiros limitados e precisam ser gastos de forma efetiva.
A reconciliação é usada para identificar se os gastos foram feitos conforme planejado e para evitar grandes variações no fluxo financeiro.
Uma das alternativas para captar os recursos financeiros necessários para o projeto é o financiamento através de bancos, empresas investidoras ou outras pessoas físicas ou jurídicas.
Add a comment