Search
Close this search box.

Gerenciamento dos custos: O que é, objetivo e processos

O que é gerenciamento dos custos?

O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado (PMI, 2017).

Qual é o objetivo do Gerenciamento do custos?

O principal objetivo do gerenciamento dos custos é estimar o orçamento do projeto de forma que ele seja cumprido sem variações.

 

Custos do projeto

O total dos custos de um projeto é a somatória de todos os recursos necessários para executar as atividades previstas no projeto expressos em unidade monetária.

Eles formam as saídas do fluxo de caixa e são usadas juntos com os ganhos obtidos pelo projeto (que são as entradas do fluxo de caixa) para formar o fluxo de caixa e determinar a viabilidade do projeto.

Veja nossa planilha Avaliacao de Projetos.xlsx com alguns indicadores propostos para determinar a viabilidade usando o fluxo de caixa como o Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de retorno.

Na iniciação (4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto) é feito um levantamento inicial dos custos para determinar um orçamento preliminar do projeto e aprovar o projeto ou não. Esse orçamento preliminar é detalhado no planejamento dentro dos processos de gerenciamento de custos (7.2 Estimar os custos / 7.3 Determinar o orçamento) e formará a linha de base dos custos que será usada para monitorar o desempenho dos custos do projeto (7.4 Controlar os custos).

 

Processos de gerenciamento dos custos

Gerenciamento dos Custos

Planejar o gerenciamento dos custos

Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.1 Planejar o gerenciamento dos custos (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Termo de abertura do projeto

Plano de gerenciamento do projeto

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Análise de dados

Reuniões

Plano de gerenciamento dos custos

 
Estimar os custos

Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.

Custo é a remuneração dos fatores de produção (mão-de-obra, capital, máquinas, instalações, materiais e serviços) utilizados na preparação e execução de um processo produtivo.
Custo é o valor expresso em moeda corrente correspondente à realização de atividades, serviços ou mercadorias consumidas.
Estimativa de custo da atividade = aproximação dos custos dos recursos necessários para terminar a atividade.
Inclui os custos de:

  • Mão de obra, Materiais e Equipamentos;
  • Serviços e instalações;
  • Gerenciamento do projeto;
  • Categorias especiais;
  • Provisão para inflação;
  • Custo de contingência.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.2 Estimar os custos (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Estimativa análoga

Estimativa paramétrica

Estimativa bottom-up

Estimativas de três pontos

Análise de dados

Sistema de informações do gerenciamento de projetos

Tomada de decisão

Estimativas de custos

Base das estimativas

Atualizações de documentos do projeto

 

Determinar o orçamento

Determinar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.3 Determinar o orçamento (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Documentos de negócio

Acordos

Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Agregação de custos

Análise de dados

Revisão de informações históricas

Reconciliação dos limites de recursos financeiros

Financiamento

Linha de base dos custos

Requisitos de recursos financeiros do projeto

Atualizações de documentos do projeto

 

 

Veja também

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos:

Metodologia PMO: Como Criar o Cronograma e o Orçamento do Projeto

Controlar os custos

Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.

Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 7.4 Controlar os custos (Guia PMBOK® 6a Edição)

Entradas

Ferramentas

Saídas

Plano de gerenciamento do projeto

Documentos do projeto

Requisitos de recursos financeiros do projeto

Dados de desempenho do trabalho

Ativos de processos organizacionais

Opinião especializada

Análise de dados

Índice de desempenho para término – IDPT

Sistema de informações do gerenciamento de projetos

Informações sobre o desempenho do trabalho

Previsões de custo

Solicitações de mudança

Atualizações do plano de gerenciamento do projeto

Atualizações de documentos do projeto

 

 

Ferramentas de Gerenciamento dos custos

Principais ferramentas usadas para gerenciar os custos:

Clique aqui para conhecer mais detalhes das Ferramentas dos Custos do Guia PMBOK.

Baixe também de forma gratuita as seguintes ferramentas para gerenciar os custos do seu projeto:

 

 

Modelos de Gerenciamento dos Custos

Para planejar seu projeto é necessário obter informações exatas no tempo certo para tomar as melhores decisões. Para agilizar a coleta dessas informações e não esquecer nada importante, usa-se formulários organizados de forma lógica e integrada. Esses formulários, mais conhecidos pelo nome de modelos ou templates (termo em inglês), foram criados por mim e são aperfeiçoados de forma contínua desde 2005 quando criei meu primeiro Escritório de Projetos.

Abaixo disponibilizo os modelos das saídas dos processos de gerenciamento dos custos do projeto para download:

 

 

Exemplos de Gerenciamento dos Custos

Para facilitar seu entendimento sobre o que incluir nos modelos das saídas dos processos de gerenciamento dos custos, disponibilizo alguns exemplos desses modelos usados em exemplos de projetos.

 

Saídas dos processos de gerenciamento dos custos com seus modelos e exemplos

 

Processo

Saída

Modelo

Exemplo

Planejar o gerenciamento dos custos

Plano de gerenciamento dos custos

Plano de gerenciamento dos custos.docx

Plano de gerenciamento dos custos.docx

Estimar os custos

Estimativas de custos

Estimativas de Custos

Estimativas de Custos.xlsx

 

Base das estimativas

Base das estimativas.docx

Base das estimativas.docx

Determinar o orçamento

Linha de base dos custos

Orcamento do projeto.docx

Orcamento do projeto.docx

 

Requisitos de recursos financeiros do projeto

Requisitos de recursos financeiros do projeto

Requisitos de recursos financeiros do projeto.xlsx

Controlar os custos

Informações sobre o desempenho do trabalho

Status Report.docx

StatusReport.Projeto Exemplo.xlsx

Status Report.pptx

 

Previsões de custo

Previsoes do Orcamento.xlsx

Previsoes do Orcamento.xlsx

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

Saiba mais Gestão do Custos

Processos Gerenciamento dos custos

Ferramentas de custos do Guia PMBOK®

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Verifique nas entradas seus Modelos/Templates e exemplos

Metodologia aderente ao PMBOK

Artigos sobre gerenciamento dos custos

Grupos de interesse em projetos

 

 

 

 

 

 

Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de projetos

<<< Anterior: Gerenciamento do cronograma

Próximo >>>: Gerenciamento da qualidade

 

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?