O que é gerenciamento da qualidade?
O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender os objetivos das partes interessadas (PMI, 2017).
Qual é o objetivo do Gerenciamento da qualidade?
O Gerenciamento da qualidade tem como objetivo principal assegurar a qualidade das entregas do projeto de modo a satisfazer as necessidades dos clientes, o que envolve todas atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.
Para ter qualidade nos projetos, é fundamental que a organização opere com seus processos funcionando de acordo com as melhores práticas de mercado. Abaixo você terá acesso aos fundamentos e aos processos necessários para não só otimizar seus processos conforme as melhores práticas de mercado, mas, também para aperfeiçoá-los de forma contínua.
Definições de Qualidade
Segundo a American Society for Quality, qualidade é um termo subjetivo que cada pessoa ou setor tem sua própria definição, entretanto, qualidade do ponto de vista técnico pode ter mais de um significado:
- Características de um produto ou serviço que satisfazem necessidades declaradas ou implícitas [Juran – Adequação ao uso];
- Produto ou serviço livre de defeitos [Crosby – Conformidade aos requisitos].
Segundo a ISO 9000 (mesmo conceito adotado pelo Guia PMBOK, pag. 228):
- Qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes atende aos requisitos;
- Grau: categoria atribuída à entregas que têm a mesma utilidade funcional, mas, diferentes características técnicas.
Por exemplo: Um software pode ter alta qualidade (sem defeitos óbvios, manual compreensível, …) e grau baixo (número limitado de recursos) ou baixa qualidade (muitos defeitos) e grau alto (diversos recursos).
Qualidade de vida
Além do conceito de qualidade, importante refletirmos sobre a definição de qualidade de vida. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), “Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações“.
Portanto, importante ressaltar que a qualidade está relacionada com a percepção de quem está nos avaliando, e portanto devemos nos preocupar também com a qualidade percebida no projeto que às vezes pode ser diferente da qualidade entregue.
Em outras palavras, importante você criar produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes, mas, talvez ainda mais importante, é que seus clientes percebam que suas necessidades estão sendo atendidas (Não adianta criar um produto que atenda as necessidades dos clientes se nenhum cliente percebe isso).
Veja também importantes conceitos relacionados com gerenciamento da qualidade:
Agora que você já sabe as definições e os fundamentos da qualidade, vamos retornar aos processos de gerenciamento da qualidade que usam entradas, ferramentas e técnicas para produzirem suas saídas (resultados esperados).
Processos de gerenciamento da qualidade
O primeiro passo é Planejar o gerenciamento da qualidade, cujo objetivo é identificar os requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e do produto, bem como documentar de que modo o projeto demonstrará a conformidade.
O segundo passo é Gerenciar a qualidade, onde será executado aquilo que foi detalhado no plano de gerenciamento da qualidade de modo a certificar que os padrões da qualidade e definições operacionais apropriadas estão sendo utilizados.
E finalmente, como as mudanças e os erros no planejamento são inevitáveis, será necessário Controlar a qualidade em paralelo a execução do plano (Passo 2 – Gerenciar a qualidade), com o intuito de monitorar e registrar os resultados da execução das atividades da qualidade para avaliar o desempenho e recomendar mudanças necessárias.
Saiba mais sobre os três processos de gerenciamento da qualidade:
Ferramentas de gerenciamento da qualidade
Abaixo relaciono as principais ferramentas do Guia PMBOK com seus respectivos links para você obter maior detalhamento.
- Análise de dados
- Auditorias
- Coleta de dados
- Inspeção
- Opinião especializada
- Representação de dados
- Reuniões
- Solução de problemas
- Tomada de decisão
Abaixo disponibilizo algumas ferramentas de Gerenciamento da Qualidade para download:
- Brainstorming com priorizacao.xlsx
- Indicadores de Gerenciamento de Projetos.xlsx
- CheckList.xlsx ou Lista de Verificação de Qualidade
- Avaliação de Maturidade de Gerenciamento de Projetos.xlsx
Modelos de Gerenciamento da Qualidade
Para planejar seu projeto é necessário obter informações exatas no tempo certo para tomar as melhores decisões. Para agilizar a coleta dessas informações e não esquecer nada importante, usa-se formulários organizados de forma lógica e integrada. Esses formulários, mais conhecidos pelo nome de modelos ou templates (termo em inglês), foram criados por mim e são aperfeiçoados de forma contínua desde 2005 quando criei meu primeiro Escritório de Projetos.
Abaixo disponibilizo os modelos das saídas dos processos de gerenciamento da qualidade do projeto para download:
- Plano de gerenciamento da qualidade.docx
- Plano de Melhoria de Processos.docx
- CheckList.xlsx ou Lista de Verificação de Qualidade
- Métricas da Qualidade.xlsx
- Termo de Aceite da Entrega.docx
Exemplos de gerenciamento da qualidade
Para facilitar seu entendimento sobre o que incluir nos modelos das saídas dos processos de gerenciamento da qualidade, disponibilizo alguns exemplos desses modelos usados em exemplos de projetos.
- Plano de gerenciamento da qualidadevExemplo.docx
- Métricas da Qualidade vSAC.xlsx
- Métricas da Qualidade vPMO.xlsx
- Listas de verificação da qualidade.xlsx
- Plano de Melhoria de Processos vPMO.docx
Saídas dos processos de qualidade com seus modelos e exemplos
Referências Bibliográficas
- MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
- PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
- SPÍNOLA, M.; BERSSANETI, F.; BUSSINGER, F. Gerenciamento da qualidade em projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
- ROSE, K. Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2nd Ed., 2014.
- ROCHA, A. V.; [et al.]. Gerenciamento da qualidade em projetos, 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
- https://asq.org/quality-resources/quality-glossary/q
- Glossário de gerenciamento de projetos
OMS: http://www.who.int/mental_health/media/68.pdf [Acesso em 07/02/2017]
Saiba mais sobre qualidade
Fundamentos da qualidade
- Definição de Qualidade
- Lições aprendidas
- Objetivos SMART
- Qualidade e Grau
- Conceitos básicos da qualidade
- Melhoria continua
Processos Gerenciamento da qualidade
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
- Documentos de teste e avaliação
- Listas de verificação da qualidade
- Medições do controle da qualidade
- Métricas da qualidade
- Plano de gerenciamento da qualidade
- Plano de melhorias no processo
- Relatórios de qualidade
Ferramentas de qualidade do Guia PMBOK®
- Análise de custo-benefício
- Custo da qualidade
- As sete ferramentas básicas da qualidade
- Diagrama de causa-efeito
- Fluxograma
- Folha de verificação
- Histograma
- Diagrama de Pareto
- Gráfico de controle
- Diagrama de dispersão
- Benchmarking
- Projeto de experimentos
- Amostragem estatística
- Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade
- Auditorias de qualidade
- Análise de processos
- Inspeção
Metodologia PMO
Artigos sobre qualidade
Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade
- PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
- ROSE, K. Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.