Escritório de Projetos

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A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.

Ela pode ser agendada ou aleatória. A aleatória tem a vantagem de contar com o fator surpresa que impede da área se preparar antecipadamente apresentando uma realidade que não condiz com o dia-a-dia.

Ela pode ser executada por auditores internos ou externos. O mais importante é não existir nenhum tipo de interesse pessoal do auditor na análise de modo a garantir independência e transparência na análise.

 

Veja alguns exemplos dos processos do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus principais usos:

Processo Guia PMBOK

Principais usos

Gerenciar a qualidade

 Usada de forma geral para avaliar a qualidade dos processos e das entregas do projeto.

Monitorar os riscos

 Usada para avaliar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos.

Controlar as aquisições

Análise estruturada de todos processos de aquisições, que inicia com as decisões de comprar e finaliza com o encerramento das aquisições. Seu principal objetivo é identificar os êxitos e fracassos que possam ser usados na preparação ou na administração de contratos futuros.

 

 

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