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Processos do Guia PMBOK Sexta Edição

Grupos de Processos de gerenciamento de projetos

Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.

Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou serviços)

Os grupos de processos se relacionam com os passos do Ciclo PDCA da melhoria contínua.

Veja a tabela abaixo com suas relações e com o principal objetivo de cada grupo de processo.

Passos do Ciclo PDCA Grupo de Processo Principal objetivo
Planejar Iniciação Avaliar viabilidade e autorizar projeto ou fase do projeto
Planejamento Definir e refinar objetivos e planejar para alcançá-los
D: Do [executar] Execução Integrar pessoas e recursos para realizar o plano de projeto
C: Check [verificar] Monitoramento e Controle Monitorar o progresso para identificar desvios em relação ao planejado e tomar as devidas ações
A: Act [agir]
Encerramento Formalizar a aceitação dos produtos e serviços entregues pelo projeto e concluir o projeto

Agora conheça como o Guia PMBOK Sexta Edição estrutura seus 49 processos por área de conhecimento e por grupos de processos:

Áreas Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e controle Encerramento
4. Integração 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto 4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

4.4 Gerenciar o conhecimento do projeto

4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto

4.6 Realizar o controle integrado de mudanças

4.7 Encerrar o projeto ou fase
5. escopo 5.1 Planejar o gerenciamento do escopo

5.2 Coletar os requisitos

5.3 Definir o escopo

5.4 Criar a EAP

5.5 Validar o escopo

5.6 Controlar o escopo

6. Cronograma 6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma

6.2 Definir as Atividades

6.3 Sequenciar as Atividades

6.4 Estimar as durações das atividades

6.5 Desenvolver o Cronograma

6.6 Controlar o Cronograma
7. Custos 7.1 Planejar o gerenciamento dos custos

7.2 Estimar os custos

7.3 Determinar o orçamento

7.4 Controlar os custos
8. Qualidade 8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade 8.2 Gerenciar a qualidade 8.3 Controlar a qualidade
9. Recursos 9.1 Planejar o gerenciamento dos recursos

9.2 Estimar os recursos das atividades

9.3 Adquirir recursos

9.4 Desenvolver a equipe

9.5 Gerenciar a equipe

9.6 Controlar os Recursos
10. Comunicação 10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações 10.2 Gerenciar as comunicações 10.3 Monitorar as comunicações
11. Riscos 11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos

11.2 Identificar os riscos

11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos

11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos

11.5 Planejar as respostas aos riscos

11.6 Implementar respostas aos riscos 11.7 Monitorar os riscos
12. Aquisições 12.1 Planejar o gerenciamento das aquisições 12.2 Conduzir as aquisições 12.3 Controlar as aquisições
13. Stakeholders 13.1 Identificar as partes interessadas 13.2 Planejar o engajamento das partes interessadas 13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas 13.4 Monitorar o engajamento das partes interessadas

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

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