Denise Landskron

Grupos de Processos de gerenciamento de projetos

Os processos do Guia PMBOK Sexta Edição estão agrupados em grupos de processos ou por áreas de conhecimento.

Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto. São cinco grupos de processos, iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e encerramento.

Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas de produtos, resultados ou serviços)

Os grupos de processos se relacionam com os passos do Ciclo PDCA da melhoria contínua.

Veja a tabela abaixo com suas relações e com o principal objetivo de cada grupo de processo.

Passos do Ciclo PDCA Grupo de Processo Principal objetivo
Planejar Iniciação Avaliar viabilidade e autorizar projeto ou fase do projeto
Planejamento Definir e refinar objetivos e planejar para alcançá-los
D: Do [executar] Execução Integrar pessoas e recursos para realizar o plano de projeto
C: Check [verificar] Monitoramento e Controle Monitorar o progresso para identificar desvios em relação ao planejado e tomar as devidas ações
A: Act [agir]
Encerramento Formalizar a aceitação dos produtos e serviços entregues pelo projeto e concluir o projeto

Agora conheça como o Guia PMBOK Sexta Edição estrutura seus 49 processos por área de conhecimento e por grupos de processos:

Áreas Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e controle Encerramento
4. Integração 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto 4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

4.4 Gerenciar o conhecimento do projeto

4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto

4.6 Realizar o controle integrado de mudanças

4.7 Encerrar o projeto ou fase
5. escopo 5.1 Planejar o gerenciamento do escopo

5.2 Coletar os requisitos

5.3 Definir o escopo

5.4 Criar a EAP

5.5 Validar o escopo

5.6 Controlar o escopo

6. Cronograma 6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma

6.2 Definir as Atividades

6.3 Sequenciar as Atividades

6.4 Estimar as durações das atividades

6.5 Desenvolver o Cronograma

6.6 Controlar o Cronograma
7. Custos 7.1 Planejar o gerenciamento dos custos

7.2 Estimar os custos

7.3 Determinar o orçamento

7.4 Controlar os custos
8. Qualidade 8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade 8.2 Gerenciar a qualidade 8.3 Controlar a qualidade
9. Recursos 9.1 Planejar o gerenciamento dos recursos

9.2 Estimar os recursos das atividades

9.3 Adquirir recursos

9.4 Desenvolver a equipe

9.5 Gerenciar a equipe

9.6 Controlar os Recursos
10. Comunicação 10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações 10.2 Gerenciar as comunicações 10.3 Monitorar as comunicações
11. Riscos 11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos

11.2 Identificar os riscos

11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos

11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos

11.5 Planejar as respostas aos riscos

11.6 Implementar respostas aos riscos 11.7 Monitorar os riscos
12. Aquisições 12.1 Planejar o gerenciamento das aquisições 12.2 Conduzir as aquisições 12.3 Controlar as aquisições
13. Stakeholders 13.1 Identificar as partes interessadas 13.2 Planejar o engajamento das partes interessadas 13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas 13.4 Monitorar o engajamento das partes interessadas

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

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