Controlar o cronograma é atualizar o progresso do projeto, monitorar as variações entre o real com o planejado (linha de base) e gerenciar as mudanças ocorridas.
Quando o gerente do projeto verificar desvios entre o real e o planejado, ele deve procurar identificar a causa do desvio e tomar as ações corretivas e preventivas necessárias.
Algumas das causas mais comuns dos desvios:
- Atraso na obtenção das aprovações necessárias;
- Estimativas malfeitas, muitas vezes, devido à pressão das partes interessadas;
- Recurso da equipe do projeto desmotivado ou sem a capacitação adequada.
Para reduzir os desvios é necessário fazer um bom levantamento dos riscos do projeto no planejamento e revisitá-los sempre que houver mudanças ou aumento na ocorrência dos desvios.
Quando verificado que não é mais possível cumprir o planejado (linha de base), é necessário informar as partes interessadas e repactuar novos prazos.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 6.6 Controlar o cronograma (Guia PMBOK® 6a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Plano de gerenciamento do projeto |
Informações sobre o desempenho do trabalho |
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 6.7 Controlar o cronograma (Guia PMBOK® 5a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
|
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo; MAUDONNET, Simone. Administração do Tempo, 1ª Ed. São Paulo; 2019.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.