Análise de alternativas
O gerente de projetos deve analisar todas as diferentes alternativas para executar as atividades do projeto.
Algumas das alternativas mais comuns a serem analisadas:
Add a commentFerramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento do cronograma do projeto.
Ferramentas de cronograma do Guia PMBOK®
O gerente de projetos deve analisar todas as diferentes alternativas para executar as atividades do projeto.
Algumas das alternativas mais comuns a serem analisadas:
Add a commentA análise de desempenho compara a linha de base do cronograma com o realizado.
As técnicas mais conhecidas são:
A análise de rede do cronograma usa várias técnicas para desenvolver o cronograma do projeto como o Método do caminho crítico.
Add a commentA aplicação de antecipações e esperas é devido a relação entre as atividades.
Lead Time ou Tempo de antecipação é a antecipação do início de uma atividade sucessora.
Add a commentA compressão de cronograma consiste em reduzir a duração do projeto mantendo o escopo do projeto.
As técnicas mais conhecidas são:
Os dados para auxiliar nas estimativas dos projetos são publicados na Internet e/ou revistas/publicações especializadas e podem agilizar e aumentar a precisão das estimativas através de analogias.
Add a commentA determinação de dependências implica na sequência da execução das atividades.
Existem os seguintes tipos de dependências:
Add a commentA estimativa análoga baseia-se em pacotes de trabalho/atividades similares de projetos anteriores para estimar a duração ou os custos dos pacotes de trabalho e/ou atividades do seu projeto atual.
Quanto maior a maturidade da empresa, maior a chance de ter registrado o histórico dos projetos anteriores e poder usar de forma mais efetiva a estimativa análoga.
Se sua empresa ainda não registra a duração das atividades dos projetos atuais, busque formas de registrá-las.
MONTES, Eduardo. Administração do Tempo, 1ª Ed. São Paulo; 2019.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
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Eduardo Montes, PMP, PSM IFundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários. Entregou 443 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 107 cursos sobre gestão de projetos. Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos. Certificado PMP desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org. Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill. Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar. Missão de capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:
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A estimativa "bottom-up" é uma das técnicas mais usadas para estimar a duração e os custos das atividades.
Você decompõe seus pacotes de trabalho em atividades menores, até detalhar suficientemente para estimar de forma precisa a duração e os custos da atividade.
Add a commentA estimativa de três pontos também conhecida como PERT (Program Evaluation and Review Technique) considera o risco e a incerteza através de três cenários para estimar tanto a duração quanto o custo de uma atividade.
Abaixo os cenários e sugestões de questões a serem feitas:
Add a commentA estimativa paramétrica usa relações estatísticas para estimar custo e duração das atividades com base em dados históricos e parâmetros do projeto.
Por exemplo: Historicamente, o pintor X pinta 10m2 de parede/dia, conclui-se que ele pintará 100m2 em 10 dias.
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Pode ser um dos módulos do Software de gerenciamento de projetos usado para desenvolver o cronograma do projeto.
Software de gerenciamento de projetos
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