Ferramentas de Cronograma

Ferramentas de cronograma

Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento do cronograma do projeto.

Ferramentas de cronograma do Guia PMBOK®

O gerente de projetos deve analisar todas as diferentes alternativas para executar as atividades do projeto.

Algumas das alternativas mais comuns a serem analisadas:

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A análise de desempenho compara a linha de base do cronograma com o realizado.
As técnicas mais conhecidas são:

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A análise de rede do cronograma usa várias técnicas para desenvolver o cronograma do projeto como o Método do caminho crítico.

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A aplicação de antecipações e esperas é devido a relação entre as atividades.

Lead Time ou Tempo de antecipação é a antecipação do início de uma atividade sucessora.

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Compressao de cronograma

A compressão de cronograma consiste em reduzir a duração do projeto mantendo o escopo do projeto.
As técnicas mais conhecidas são:

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Os dados para auxiliar nas estimativas dos projetos são publicados na Internet e/ou revistas/publicações especializadas e podem agilizar e aumentar a precisão das estimativas através de analogias.

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Tipos de dependencias

A determinação de dependências implica na sequência da execução das atividades.

Existem os seguintes tipos de dependências:

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Estimativa analoga

A estimativa análoga baseia-se em pacotes de trabalho/atividades similares de projetos anteriores para estimar a duração ou os custos dos pacotes de trabalho e/ou atividades do seu projeto atual.

Quanto maior a maturidade da empresa, maior a chance de ter registrado o histórico dos projetos anteriores e poder usar de forma mais efetiva a estimativa análoga. 

Se sua empresa ainda não registra a duração das atividades dos projetos atuais, busque formas de registrá-las.

 

Sobre o Autor

eduardo

Eduardo Montes, PMP, PSM I

Fundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários.

Entregou 443 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 122 cursos sobre gestão de projetos.

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos.

Certificado PMP desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org.

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV.

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill.

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar.

Propósito de vida: transformar projetos em realidade.

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

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Estimativa bottom-up

A estimativa "bottom-up" é uma das técnicas mais usadas para estimar a duração e os custos das atividades.

Você decompõe seus pacotes de trabalho em atividades menores, até detalhar suficientemente para estimar de forma precisa a duração e os custos da atividade.

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Estimativa de tres pontos

A estimativa de três pontos também conhecida como PERT (Program Evaluation and Review Technique) considera o risco e a incerteza através de três cenários para estimar tanto a duração quanto o custo de uma atividade.

Abaixo os cenários e sugestões de questões a serem feitas:

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Estimativa parametrica

A estimativa paramétrica usa relações estatísticas para estimar custo e duração das atividades com base em dados históricos e parâmetros do projeto.

Por exemplo: Historicamente, o pintor X pinta 10m2 de parede/dia, conclui-se que ele pintará 100m2 em 10 dias. 

 

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Pode ser um dos módulos do Software de gerenciamento de projetos usado para desenvolver o cronograma do projeto.

Veja também

Software de gerenciamento de projetos

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