Desenvolver o Cronograma envolve analisar a sequência das atividades, sua duração, seus requerimentos de recursos e suas restrições para criar o cronograma do projeto e determinar as datas de início e término de cada atividade. É um processo interativo que consolida os processos:
- Definir as atividades
- Sequenciar as atividades
- Estimar os recursos das atividades
- Estimar as durações das atividades
Adicionalmente, aos quatro processos acima, é necessário incluir as restrições do cronograma, que interferem no cálculo da duração da atividade. Elas podem ser divididas em:
- Deadline: Data indicativa do término de uma atividade, não restringe seu planejamento
- Tipo de restrição: ASAP, ALAP, FNET, SNET, FNLT, SNLT, MFO, MSO.
- Calendário da atividade: dias úteis para a atividade específica.
- Calendário do recurso: dias úteis para o recurso específico usado na atividade.
- Calendário do projeto: dias úteis para o projeto.
Veja mais detalhes de como montar o cronograma no Cronograma do projeto.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 6.5 Desenvolver o cronograma (Guia PMBOK® 6a Edição)
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Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 6.6 Desenvolver o cronograma (Guia PMBOK® 5a Edição)
Veja também
Exemplos de Projetos: Cronograma da reforma da casa
Templates/Modelos: Cronograma do Projeto.mpp
Metodologia PMO: Como Criar o Cronograma do Projeto
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo; MAUDONNET, Simone. Administração do Tempo, 1ª Ed. São Paulo; 2019.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.