Entenda o Ciclo de Vida de um Projeto e Domine suas fases

Todas as fases do projeto correspondem ao ciclo de vida do projeto. Ele é fundamental para estruturar seu projeto de modo a facilitar sua gestão e proporcionar uma alinhamento entre as partes interessadas do projeto.

Nesse artigo será discutido:

O que é o ciclo de vida de um projeto?

Segundo o Guia PMBOK, o ciclo de vida de um projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início até sua conclusão.

ciclo de vida do projeto

Para que serve o ciclo de vida de um projeto?

O ciclo de vida de um projeto é a sua essência, pois, ele fornece a estrutura para sua gestão, iniciando por determinar a viabilidade do projeto onde será necessário uma avaliação do ciclo de vida do produto como um todo, determinando a melhor forma de executar as fases do projeto, suas dependências e como controlar os custos e os prazos do projeto, executando e monitorando cada uma das fases e por fim, encerrando cada uma das suas fases e fazendo a transição do projeto para a operação.

O que são as fases de um Projeto?

As fases do projeto são as divisões feitas visando um melhor controle gerencial e adequação aos processos da organização. Elas podem ser sequenciais ou sobrepostas.
Por exemplo: A reforma da casa pode ter como fases:

  1. Especificação;
  2. Contratação dos serviços e materiais;
  3. Reforma Interna;
  4. Reforma Externa.

Cada fase do projeto contém várias entregas a serem feitas e seus marcos correspondentes.
Uma entrega é um produto tangível e verificável.
Marcos são os momentos mais importantes do projeto; quando se conclui ou inicia as fases ou entregas principais.
Na conclusão de uma fase, deve-se revisar se as entregas feitas atendem aos requisitos desejados, decidindo pela continuação ou não do projeto e corrigindo os erros detectados.

Segundo o Guia PMBOK (p.19), todos projetos podem ser mapeados em uma estrutura genérica contendo as seguintes fases:

  • Início do projeto: Levantamento inicial onde é verificado a viabilidade do projeto.
  • Organização e preparação: Refinamento do levamento inicial com o intuito de revisar e concluir o planejamento do projeto.
  • Execução do trabalho: Execução daquilo que foi planejado.
  • Terminar o projeto: Conclusão do projeto como um todo e transição do projeto para a operação. Envolve realocação de recursos, treinamento para quem assumirá a operação etc.

onde em cada uma das fases podem ser usados alguns dos processos dos cinco grupos de processos e as dez áreas de conhecimento.

Ciclo de vida do Produto x Ciclo de vida do Projeto

ciclo de vida do produto

O ciclo de vida do produto corresponde a todas as fases relacionadas a existência de um produto. Normalmente estas fases são:

  • Plano de Negócio: onde é feita a análise de viabilidade do produto. Pode ser também considerado como uma fase do projeto ou um projeto separado;
  • Projeto: depois de avaliado a viabilidade do produto, é feito um projeto para a criação do produto e para preparar para o início da operação do produto, processo único, corresponde ao ciclo de vida do projeto;
  • Operação: Fabricação ou produção em massa do produto, processo contínuo.
  • Retirada: onde será planejado como o produto será retirado do mercado e será executado a retirada do produto de mercado.

Tanto a retirada, quanto o Plano de negócio possuem entregas exclusivas e tem data de início e término, portanto têm as características de um projeto e podem ser gerenciados como projetos específicos.

Análise de viabilidade do produto

Para decidir-se sobre a viabilidade do produto é necessário criar um fluxo de caixa considerando todos os custos e as receitas estimadas de todas as fases do ciclo de vida do produto, incluindo plano de negócios, projeto, operação, manutenção e retirada.

A partir do fluxo de caixa estimado, calcula-se os indicadores necessários que apoiaram a tomada de decisão, como a TIR (Taxa Interna de Retorno) e o  VPL (Valor Presente Líquido).

Veja nossa planilha de Avaliacao de Projetos.xlsx com um exemplo de fluxo de caixa com os indicadores.

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?