Todas as fases do projeto correspondem ao ciclo de vida do projeto. Ele é fundamental para estruturar seu projeto de modo a facilitar sua gestão e proporcionar uma alinhamento entre as partes interessadas do projeto.

Nesse artigo será discutido:



O que é o ciclo de vida de um projeto?

Segundo o Guia PMBOK, o ciclo de vida de um projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início até sua conclusão.

ciclo de vida do projeto



Para que serve o ciclo de vida de um projeto?

O ciclo de vida de um projeto é a sua essência, pois, ele fornece a estrutura para sua gestão, iniciando por determinar a viabilidade do projeto onde será necessário uma avaliação do ciclo de vida do produto como um todo, determinando a melhor forma de executar as fases do projeto, suas dependências e como controlar os custos e os prazos do projeto, executando e monitorando cada uma das fases e por fim, encerrando cada uma das suas fases e fazendo a transição do projeto para a operação.



O que são as fases de um Projeto?

As fases do projeto são as divisões feitas visando um melhor controle gerencial e adequação aos processos da organização. Elas podem ser sequenciais ou sobrepostas.
Por exemplo: A reforma da casa pode ter como fases:

  1. Especificação;
  2. Contratação dos serviços e materiais;
  3. Reforma Interna;
  4. Reforma Externa.

Cada fase do projeto contém várias entregas a serem feitas e seus marcos correspondentes.
Uma entrega é um produto tangível e verificável.
Marcos são os momentos mais importantes do projeto; quando se conclui ou inicia as fases ou entregas principais.
Na conclusão de uma fase, deve-se revisar se as entregas feitas atendem aos requisitos desejados, decidindo pela continuação ou não do projeto e corrigindo os erros detectados.

Segundo o Guia PMBOK (p.19), todos projetos podem ser mapeados em uma estrutura genérica contendo as seguintes fases:

  • Início do projeto: Levantamento inicial onde é verificado a viabilidade do projeto.
  • Organização e preparação: Refinamento do levamento inicial com o intuito de revisar e concluir o planejamento do projeto.
  • Execução do trabalho: Execução daquilo que foi planejado.
  • Terminar o projeto: Conclusão do projeto como um todo e transição do projeto para a operação. Envolve realocação de recursos, treinamento para quem assumirá a operação etc.

onde em cada uma das fases podem ser usados alguns dos processos dos cinco grupos de processos e as dez áreas de conhecimento.



Ciclo de vida do Produto x Ciclo de vida do Projeto

ciclo de vida do produto

O ciclo de vida do produto corresponde a todas as fases relacionadas a existência de um produto. Normalmente estas fases são:

  • Plano de Negócio: onde é feita a análise de viabilidade do produto. Pode ser também considerado como uma fase do projeto ou um projeto separado;
  • Projeto: depois de avaliado a viabilidade do produto, é feito um projeto para a criação do produto e para preparar para o início da operação do produto, processo único, corresponde ao ciclo de vida do projeto;
  • Operação: Fabricação ou produção em massa do produto, processo contínuo.
  • Retirada: onde será planejado como o produto será retirado do mercado e será executado a retirada do produto de mercado.

Tanto a retirada, quanto o Plano de negócio possuem entregas exclusivas e tem data de início e término, portanto têm as características de um projeto e podem ser gerenciados como projetos específicos.



Análise de viabilidade do produto

Para decidir-se sobre a viabilidade do produto é necessário criar um fluxo de caixa considerando todos os custos e as receitas estimadas de todas as fases do ciclo de vida do produto, incluindo plano de negócios, projeto, operação, manutenção e retirada.

A partir do fluxo de caixa estimado, calcula-se os indicadores necessários que apoiaram a tomada de decisão, como a TIR (Taxa Interna de Retorno) e o  VPL (Valor Presente Líquido).

Veja nossa planilha de Avaliacao de Projetos.xlsx com um exemplo de fluxo de caixa com os indicadores.

 

 

 

Sobre o Autor

eduardo

Eduardo Montes, PMP, PSM I

Fundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários.

Entregou 443 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 116 cursos sobre gestão de projetos.

Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos.

Certificado PMP desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org.

Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV.

MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill.

Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar.

Missão de capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos.

Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:

Entre em contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou conecte-se no LinkedinFacebook ou Instagram.

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como