Direto ao ponto
Conduzir as aquisições dá continuidade ao processo planejar as aquisições.
Resumidamente, as principais etapas do processo planejar aquisições:
Principais etapas do processo planejar aquisições (Pré-requisitos)
- Decide-se quais pacotes de trabalho serão adquiridos externamente;
- Especifica o item a ser adquirido através da declaração de trabalho;
- Estabelece critérios de avaliação, requisitos contratuais e cria-se a solicitação da proposta (RFP);
- Envia a RFP para os fornecedores qualificados.
Principais etapas do processo conduzir aquisições
Conduzir as aquisições inicia após o envio da RFP e tem como principais etapas:
-
Obter respostas das solicitações (RFP, RFQ, RFI)
- Use as Reuniões com licitantes para garantir que o fornecedor entenda corretamente sua necessidade
- Use a Publicidade para ampliar sua lista de fornecedores em potencial.
- Use a Pesquisa na internet principalmente para aquisição de produtos. Sites de comparação de preços ajudam a comprar pelo melhor preço com menor esforço.
- Saída: Propostas/Cotações Recebidas
-
Classificar as propostas / Selecionar fornecedores
- Use os Critérios para seleção de fontes para classificar as propostas
- Para aquisições mais complexas, Técnicas de avaliação de propostas, como a criação de um comitê de avaliação pode evitar uma seleção indevida.
- Para validar os valores das propostas, use estimativas independentes. Caso exista grandes diferenças, pode ter sido gerado por uma declaração de trabalho mal redigida e com ambiguidades.
- A Opinião especializada é muito usada para validar o conteúdo das propostas recebidas, principalmente, nas áreas que sua empresa conhece mesmo.
- Saída: Proposta Classificada / Fornecedor selecionado
-
Negociar e Redigir contrato
- Negociações das aquisições
- Opinião especializada
-
Assinar contrato/acordo
- Saída: Assinatura do contrato de aquisição
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 12.2 Conduzir as Aquisições (Guia PMBOK® 6a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Referências Bibliográficas
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Quinta edição, Pennsylvania: PMI, 2013.