O processo Monitorar as comunicações mudou de nome (Controlar as comunicações na quinta edição), mas, manteve o objetivo que é controlar e monitorar as comunicações de modo a garantir que as necessidades de informação das partes interessadas sejam atendidas.
Questão-chave:
- Como farei para garantir informação exata no tempo certo de modo a manter todos alinhados motivando equipe, agilizando decisões e minimizando conflitos?
O GP deve solicitar feedback em relação a qualidade das informações disponibilizadas (exatidão e tempo) e adaptar as novas demandas de informação.
As formas de feedback podem ser:
- Formais: Reuniões periódicas, Pesquisa de satisfação, …; ou
- Informais: Happy hour, café, almoço, …
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 10.3 Monitorar as comunicações (Guia PMBOK® 6a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Plano de gerenciamento do projeto |
Sistema de informações do gerenciamento de projetos |
Informações sobre o desempenho do trabalho |
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 10.3 Controlar as comunicações (Guia PMBOK® 5a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
|
|
|
Referências Bibliográficas
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Comunicações: como influenciar as pessoas comunicando, 1a Ed. São Paulo; 2020.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.