Todas ferramentas do Guia PMBOK usadas nos processos de Gerenciamento da integração ordenadas em ordem alfabética:
Análise de dados
Entre as técnicas de análise de dados, destaca-se:
A Análise de alternativas para selecionar as melhores ações corretivas e/ou preventivas para tratar os desvios do projeto (escopo, cronograma e custos).
A Análise do valor agregado é usada para monitorar de forma integrada, o escopo, o cronograma e os custos.
A Análise de variação é usada para verificar os desvios entre o realizado versus o planejado (sua linha de base).
A Análises de tendências é usada após a análise da variação entre o real x o planejado para determinar como o cronograma e os custos se comportarão baseado na tendência atual.
Coleta de dados
Entre as técnicas de coleta de dados, destaca-se:
- Brainstorming: técnica usada para estimular o pensamento criativo e gerar novas ideias; um processo formal que pode ser usado de modo estruturado ou não. Seu principal objetivo é gerar um alto número de ideias de modo criativo e eficiente e principalmente, livre de críticas. Muito usada no Desenvolvimento do termo de abertura do projeto. Saiba mais em Brainstorming.
- Grupos de discussão: servem para agrupar as partes interessadas para debater sobre determinado assunto. Importante que haja um moderador para conduzir o grupo para atender o objetivo para o qual o grupo foi criado. São muito usados para identificar e detalhar os principais requisitos do produto ou serviço a ser criado no projeto. Os grupos de discussão também são muito usados nas redes sociais. Conheça mais sobre grupos de discussão e de gerenciamento de projetos fazendo parte do nosso grupo de discussão no Linkedin.
- Entrevistas: A entrevista é uma reunião, normalmente, entre duas pessoas, no qual o entrevistador fará perguntas ao entrevistado com o intuito de coletar dados específicos. Conheça algumas dicas para tornar a entrevista mais efetiva.
- Listas de verificação: mais conhecida pelo seu termo em inglês, Checklist. Ela identifica o que pode ser controlado e define os itens que devem ser verificados. Uma boa prática é manter um padrão, e escrever todos os itens em uma única forma, ou na forma de questões ou no particípio. Saiba mais em Listas de verificação.
Ferramentas de controle de mudanças
As Ferramentas de controle de mudanças são usadas para automatizar integral ou parcialmente o processo de controle integrado de mudanças e existem diversas soluções no mercado que podem funcionar como ferramentas de controle de mudanças.
Gerenciamento de conhecimentos
Segundo Peter Druker, Conhecimento é informação eficaz em ação focalizada em resultados.
As ferramentas e técnicas de gerenciamento de conhecimento visam criar novos conhecimentos e compartilhá-los.
Segundo Tom Davenport, gestão de conhecimento é a coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização.
Os conhecimentos podem ser divididos em:
- Conhecimento Tácito:
- Acumulo de experiências, percepções, expertise, aprendizado subjetivo
- Difícil de formalizar
- Conhecimento Explícito:
- Mais objetivo, racional e técnico
- Políticas, Guias de Procedimento, documentos oficiais, relatórios, metas, …
- Documentado
Conheça nesse artigo algumas das ferramentas e técnicas para gerenciar conhecimentos
Gerenciamento de informações
Informações são conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o de tomada de decisões.
As ferramentas e técnicas de gerenciamento de informações visam criar e conectar pessoas as informações.
Conheça nesse artigo algumas das ferramentas e técnicas para gerenciar informações
Habilidades interpessoais e de equipe
Entre as Habilidades interpessoais e de equipe, destaca-se:
- Gerenciamento de conflitos: Uma fonte comum de conflitos é uma demanda do projeto. O que aparentemente é bom para uma parte interessada, pode ser conflitante em relação a outra demanda solicitada. Por esse motivo, será quase inevitável lidar com os conflitos já no Desenvolvimento do termo de abertura do projeto. Saiba mais em Gerenciamento de conflitos.
- Facilitação: As técnicas de facilitação são usadas para tornar nossas reuniões mais eficientes deixando claro o objetivo da reunião, mantendo o foco para atender esse objetivo, estimulando participação e ainda garantindo que as decisões tomadas serão corretamente documentadas e executadas.
Opinião especializada
A opinião de um especialista pode ser muito útil sempre que tiver dúvidas sobre um tema importante para seu projeto. Nos processos de gerenciamento da integração, ela se torna ainda mais importante para garantir que os processos para gerenciar todo o projeto esteja adequado.
Para saber como um especialista pode determinar os processos adequados a necessidade do seu projeto ou da sua organização, leia o artigo Escritório de Projetos – PMO: O que é, Quais tipos e Como implantar [2020]
Reuniões
As reuniões são fundamentais para agilizar as decisões no projeto do início até o encerramento do projeto. Conheça algumas boas práticas para tornar sua reunião mais produtiva em Reuniões.
Sistema de informações do gerenciamento de projetos
O sistema de informações de gerenciamento de projetos (SIGP), ou sistema de gerenciamento de projetos (SGP) disponibilizam as informações para cada parte interessada:
- Para os executivos, dão visibilidade, controle e desempenho;
- Para os gerentes funcionais, ajudam no planejamento, na eficiência e na organização do time;
- Para o time do projeto, facilita a colaboração e aumenta sua produtividade.
Saiba mais em Sistema de informações do gerenciamento de projetos
Tomada de decisão
As técnicas de tomada de decisão têm como objetivo selecionar a melhor alternativa entre todas as alternativas possíveis em tempo hábil.
Quer obter mais informações sobre alguma dessas ferramentas, clique nos links de cada ferramenta ou faça o Curso Gestão de projetos na prática onde em 6 encontros faremos juntos o seu projeto do planejamento até o seu encerramento e definiremos as melhores ferramentas a serem adotadas.
Sentiu falta de alguma ferramenta que usa para gerenciar a integração do seu projeto? Inclua nos comentários e me comprometo a obter mais informações sobre ela.
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.
Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de projetos
Próximo >>>: Gerenciamento do escopo