Atualmente, os ambientes estão cada dia mais competitivos e com maior pressão, acarretando em mais conflitos.
Uma das melhores forma de evitá-los nos projetos é mapear rapidamente as partes interessadas e seus principais interesses no projeto, principalmente, as pessoas mais resistentes ao projeto e mais melindrosas, e criar estratégias para reduzir essas resistências e possíveis conflitos.
Uma fonte comum de conflitos é uma demanda do projeto. O que aparentemente é bom para uma parte interessada, pode ser conflitante em relação a outra demanda solicitada.
O gerente do projeto deve sempre avaliar as demandas e privilegiar a que mais agrega valor ao projeto. O cliente deve ser o primeiro a ser ouvido, já que é ele que usará os produtos e serviços entregues, porém, lembre-se que poderá existir solicitação conflitantes entre diferentes clientes e nem sempre uma solicitação de um cliente agrega valor ao produto (faça uma análise de custo x benefício).
Abaixo algumas das técnicas usadas para gerenciar os conflitos citadas no Guia PMBOK®:
- Retirar/evitar (Recuar): Postergar a entrada numa situação de conflito efetivo ou potencial e deixar para resolver mais tarde ou para que o problema seja resolvido por outros.
- Suavizar/acomodar (Panos quentes): Enfatizar as áreas de acordo e não as diferenças.
- Ceder/conciliar: Encontrar soluções que tragam alguma satisfação para os envolvidos (perde-perde).
- Forçar/direcionar (Imposição): Forçar um ponto de vista em detrimento dos outros (ganha-perde).
- Colaborar/resolver o problema: Incorporar diversos pontos de vista e opiniões que resulta no consenso e compromisso (requer atitude de troca e diálogo) (ganha-ganha).
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.
Sobre o Autor
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Eduardo Montes, PMP, PSM IEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Fundador e PMO da escritoriodeprojetos.com.br que possui o melhor e mais completo conteúdo gratuito sobre gerenciamento de projetos do Brasil e apoia na capacitação de 70.000 usuários Entregou 434 projetos, implantou 15 Escritórios de Projetos e ministrou 107 cursos sobre gerenciamento de projetos. Especialista em Escritório de Projetos, Gestão de Portfólio de Projetos e na capacitação de Gerentes de Projetos Certificado PMP pelo PMI desde 2005 & PSM I pelo Scrum.org Mestrado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV MBA Exchange pela University of North Carolina at Chapel Hill Bacharelado em Ciência da Computação pela UFSCar Missão de capacitar as pessoas e as empresas a terem sucesso em seus projetos. Autor dos Livros da série escritoriodeprojetos.com.br:
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