Segundo Peter Druker, Conhecimento é informação eficaz em ação focalizada em resultados.
As ferramentas e técnicas de gerenciamento de conhecimento visam criar novos conhecimentos e compartilhá-los.
Segundo Tom Davenport, gestão de conhecimento é a coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização.
Os conhecimentos podem ser divididos em:
- Conhecimento Tácito:
- Acumulo de experiências, percepções, expertise, aprendizado subjetivo
- Difícil de formalizar
- Conhecimento Explícito:
- Mais objetivo, racional e técnico
- Políticas, Guias de Procedimento, documentos oficiais, relatórios, metas, …
- Documentado
Abaixo algumas das ferramentas e técnicas citadas no Guia PMBOK, 2017, pg. 103:
- Networking ou rede de relacionamentos, incluindo as redes sociais e fóruns online onde as pessoas possam fazer suas perguntas e serem respondidas.
- Grupos de interesse como os nossos Grupos de interesse em projetos onde você poderá interagir com especialistas da área de conhecimento e ter suas questões respondidas.
- Encontros virtuais onde a tecnologia facilita a interação entre os participantes (enquetes, chat etc.).
- Fóruns de discussão como nossos Fóruns de discussão em projetos.
- Eventos de compartilhamento de conhecimento como seminários e congresso.
- Workshops diversos.
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.
MONTES, Eduardo. Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras, 1ª Ed. São Paulo; 2018.