O Guia PMBOK organiza suas áreas de conhecimento em processos. O gerenciamento da integração é a responsável por consolidar e integrar as demais áreas.
O que é Gerenciamento da integração do projeto?
Segundo o Guia PMBOK, o gerenciamento da integração inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projeto dentro dos cinco grupos de processos de gerenciamento do projeto (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento).
Qual é o objetivo do Gerenciamento da integração?
O Gerenciamento da integração tem como principal objetivo integrar e consolidar as atividades e os processos das demais áreas de conhecimento.
Por exemplo, o processo Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto consolida todos os nove processos de planejar as demais áreas de conhecimento (Planejar o gerenciamento do escopo, Planejar o gerenciamento do cronograma, Planejar o gerenciamento dos custos, Planejar o gerenciamento da qualidade, Planejar o gerenciamento dos recursos, Planejar o gerenciamento das comunicações, Planejar o gerenciamento dos riscos, Planejar o gerenciamento das aquisições, Planejar o engajamento das partes interessadas)
Quando implemento uma metodologia em um escritório de projetos, normalmente, consolido todos esses processos e atividades em um único passo.
O Scrum, por exemplo, possui apenas uma cerimônia para seu planejamento, o Sprint Planning.
Clique aqui para conhecer nosso Guia Completo sobre Scrum com seus papeis, cerimônias e artefatos.
No tópico 1 explico os fundamentos do gerenciamento da integração e depois detalho cada um dos seus processos e disponibilizo links com detalhes para cada uma das suas ferramentas. A partir do tópico 4, disponibilizo modelos e exemplos para você baixar de forma gratuita e agilizar seu entendimento. Use o índice a seguir caso queira ir direto a algum dos tópicos do artigo
Índice
- Fundamentos de gerenciamento da integração
- Processos de gerenciamento da integração
- Ferramentas de gerenciamento da integração
- Modelos dos processos de gerenciamento da integração
- Exemplos dos processos de gerenciamento da integração
- Saídas dos processos de gerenciamento da integração com seus modelos e exemplos
Fundamentos de Gerenciamento da Integração
O gerenciamento da integração define onde e quando concentrar recursos e esforço, tratando problemas antes de se tornarem críticos e coordenando o trabalho visando sempre o sucesso do projeto. Alguns aspectos a serem considerados:
- Os processos de controle de mudanças estão alinhados com as diretrizes de controle de mudanças do PMO?
- As metas e os objetivos do projeto estão evidenciados no plano do projeto?
- Avaliar de maneira integrada qualquer necessidade de replanejamento.
- Usar o plano de gerenciamento das comunicações para garantir informações disponíveis para as áreas necessárias.
O líder do projeto deve atuar como um maestro, conectando e engajando as pessoas para que todos estejam em sintonia e os objetivos do projeto sejam atendidos.
Processos de Gerenciamento da Integração
Desenvolver o termo de abertura
Autoriza projeto ou fase e documenta requisitos iniciais
O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.
Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente do projeto e é composto por diversas atividades de outras áreas de conhecimento como:
- Identificar as entregas chaves;
- Identificar riscos de alto nível, premissas e restrições;
- Analisar benefícios e alinhá-los com as partes interessadas e com o negócio;
- Levantar de forma macro o cronograma e o orçamento do projeto de modo a avaliar a viabilidade do projeto;
- Entre outras atividades.
O termo de abertura contém:
- Gerente de Projeto e sua equipe;
- Data de início do projeto e suas dependências;
- Requisitos que satisfazem as necessidades do cliente;
- Justificativa do projeto;
- WBS;
- Cronograma e Orçamento resumido.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)
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Ferramentas |
Saídas |
Desenvolver o plano de gerenciamento
Ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar planos auxiliares
Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.
Desta forma, deve-se determinar como o projeto será executado, controlado, monitorado e encerrado levando em consideração todas as áreas de conhecimento do projeto e como elas serão integradas e consolidadas através do Plano de Gerenciamento do Projeto.
É o principal processo de planejamento pois integra os demais planos complementando-os. Através do planejamento, seremos capazes de:
- determinar os objetivos e como atingi-los;
- eliminar ou reduzir incertezas;
- aperfeiçoar os processos;
- obter um melhor entendimento dos objetivos;
- antecipar-se aos problemas futuros.
Costumo enfatizar que para ter sucesso no projeto é crucial que o projeto seja bem planejado com o envolvimento da equipe do projeto para garantir seu comprometimento na execução do que foi planejado.
Os projetos, nos quais alguém planeja e outra executa, acabam gerando muitos questionamentos em relação ao que foi planejado e um menor comprometimento da equipe.
Abaixo alguns provérbios sobre planejamento:
“Nenhum vento é o vento certeiro, quando não sabe para qual porto se dirige.” Seneca
“Se você falha em planejar, está planejando falhar.” Lair Ribeiro
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)
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Ferramentas |
Saídas |
Plano de gerenciamento do projeto |
Orientar e gerenciar o trabalho
Realiza trabalho definido no plano de projeto para atingir os objetivos do projeto
Segundo o Guia PMBOK®, orientar e gerenciar o trabalho do projeto é realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos.
Na execução do projeto, é quando a pressão e o pânico começa a surgir com maior frequência, e o gerente de projetos deve usar suas ferramentas e habilidades de modo a conectar as partes interessadas para atingir o objetivo do projeto.
Dessa forma, é essencial que o gerente de projeto seja extremamente eficiente em:
- Manter a equipe motivada;
- Lidar com os conflitos;
- Agilizar tomada de decisão;
- Identificar causas de desvios e problemas;
- Garantir SLAs contratados tanto da equipe interna quanto dos fornecedores;
- e principalmente, saber a dose certa de pressão.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)
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Ferramentas |
Saídas |
Plano de gerenciamento do projeto |
Dados de desempenho do trabalho Atualizações do plano de gerenciamento do projeto |
Gerenciar o conhecimento do projeto
Melhoria Contínua baseado em lições aprendidas/gestão do conhecimento
Segundo o Guia PMBOK®, p. 98, Gerenciar o Conhecimento do Projeto é o processo de utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem organizacional.
Esse é um dos novos processos da 6a edição que tem como principal objetivo a melhoria contínua da organização através do registro das lições aprendidas.
Na minha opinião as, Lições aprendidas é o que temos de mais precioso em nossos projetos. Ela é o instrumento para fazermos melhor a cada projeto.
Errar faz parte do processo de aprendizado, de buscar formas mais inteligentes de gerenciar nosso projeto. Entretanto, não aprender com nossos erros e repeti-los em outros projetos não é nada inteligente.
E a sexta edição veio enfatizar a necessidade do uso das Lições aprendidas e da gestão do conhecimento adquirido no projeto através desse novo processo.
O resultado é o conhecimento adquirido documentado nos Ativos dos Processos Organizacionais e aperfeiçoando sua capacidade de entregar seus projetos.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.4 Gerenciar o conhecimento do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)
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Ferramentas |
Saídas |
Registro das Lições aprendidas |
Monitorar e controlar o trabalho
Acompanhamento, revisão e regulação do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano do projeto
Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento.
Ele é composto de:
- Coleta, medição e disseminação de informações sobre desempenho;
- Avaliação de medições e tendências para efetuar melhorias no processo.
É muito importante monitorar e controlar o trabalho do projeto, principalmente, para:
- Avaliar a saúde do seu projeto durante todo o projeto;
- Identificar áreas que exigem atenção especial;
- Recomendar ações para corrigir ou evitar os desvios;
- Garantir a qualidade (saúde) do projeto através do monitoramento, check-list e contingência prevista.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto (Guia PMBOK® 6a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Plano de gerenciamento do projeto |
Relatórios de desempenho do trabalho |
Realizar o controle integrado de mudanças
Revisão das solicitações de mudança, aprovação e gerenciamento de mudanças
Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas:
- Solicitação de mudança;
- Revisão do impacto dos custos e benefícios gerados pela mudança;
- Aprovação;
- Replanejamento contemplando a mudança;
- Execução, controle e monitoramento da mudança;
- Encerramento da entrega ou resultado contemplando a mudança.
As mudanças são necessárias, principalmente, para atender as novas expectativas das partes interessadas, entretanto, é importante ressaltar que um dos grandes problemas na execução, é subestimar o impacto das mudanças para tentar “superar as expectativas do cliente”.
Lembre-se, “não existe almoço grátis” e qualquer mudança gera custo e deve ser contabilizado no seu projeto. Já vi vários projetos naufragarem porque o gerente de projeto não sabia dizer não para o cliente.
Também é fundamental garantir que as mudanças aprovadas sejam benéficas ao projeto, i.e., seus benefícios são maiores do que os custos envolvidos e agregam valor aos objetivos do projeto.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.6 Realizar o controle integrado de mudanças (Guia PMBOK® 5a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Plano de gerenciamento do projeto |
Solicitações de mudança aprovadas |
Encerrar o projeto ou fase
Finaliza todas atividades de gerenciamento do projeto para terminar o projeto ou a fase
Segundo o Guia PMBOK®, encerrar um projeto ou uma fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o projeto ou a fase.
É também, o momento de celebrarmos as vitórias e compartilharmos as dificuldades do projeto documentando as lições aprendidas.
O gerente de projeto e sua equipe deve ter um cuidado especial quando encerrar o projeto ou uma fase de modo a garantir que:
- Os critérios de sucesso do projeto sejam satisfeitos;
- As entregas sejam verificadas e documentadas;
- A aceitação das entregas seja formalizada;
- Os produtos e serviços do projeto sejam transferidos para próxima fase ou produção;
- O sucesso ou fracasso do projeto seja auditado;
- As lições aprendidas e informações do projeto sejam registradas para o uso futuro da organização;
- Arquivar toda a documentação coletada ao longo do projeto para futura referência;
- E quando ocorrer o cancelamento do projeto, suas razões sejam investigadas e documentadas.
Segundo Kim Heldman, os projetos terminam por um de quatro motivos: absorção, esgotamento, integração ou extinção.
- A absorção ocorre quando os projetos transformam-se numa unidade de negócios independente.
- O esgotamento, quando o projeto tem seus recursos cortados.
- A integração ocorre quando os recursos são retirados do projeto existente e devolvidos à organização, ou alocados em outros projetos.
- E a extinção é o melhor término, em que o projeto é concluído, aceito e encerrado.
Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 4.7 Encerrar o projeto ou fase (Guia PMBOK® 6a Edição)
Entradas |
Ferramentas |
Saídas |
Atualizações de documentos do projeto |
Veja também
- Curso Gratuito de Gestão de Projetos – Licoes Aprendidas.docx
- Exemplo de Projeto PMO da Comunidade de Projetos – Licoes Aprendidas.docx
- Exemplo de Projeto Reforma da casa
Metodologia PMO: Encerrar o projeto
Ferramentas de Gerenciamento da Integração
Todas ferramentas do Guia PMBOK usadas nos processos de Gerenciamento da integração.
- Opinião especializada
- Coleta de dados
- Habilidades interpessoais e de equipe
- Reuniões
- Sistema de informações do gerenciamento de projetos
- Gerenciamento de conhecimentos
- Gerenciamento de informações
- Análise de dados
- Tomada de decisão
- Ferramentas de controle de mudanças
Clique aqui para conhecer mais detalhes das Ferramentas de Gerenciamento da Integração do Guia PMBOK.
Modelos de Gerenciamento da Integração
Para planejar seu projeto é necessário obter informações exatas no tempo certo para tomar as melhores decisões. Para agilizar a coleta dessas informações e não esquecer nada importante, usa-se formulários organizados de forma lógica e integrada. Esses formulários, mais conhecidos pelo nome de modelos ou templates (termo em inglês), foram criados por mim e são aperfeiçoados de forma contínua desde 2005 quando criei meu primeiro Escritório de Projetos.
Abaixo disponibilizo os modelos das saídas dos processos de gerenciamento da integração do projeto para download:
- Termo de Abertura do Projeto.docx
- Termo de Abertura do Projeto baseado na técnica 5W2H
- Plano de Gerenciamento do Projeto.docx
- Registro das solicitacoes de mudancas.xlsx
- Transição do produto.docx
- Licoes Aprendidas.docx
- Termo de Aceite da Entrega.docx
- Relatorio Final
Exemplos de Gerenciamento da Integração
Para facilitar seu entendimento sobre o que incluir nos modelos das saídas dos processos de gerenciamento da integração, disponibilizo alguns exemplos desses modelos usados em exemplos de projetos.
- Termo de abertura da reforma da casa
- Plano de Gerenciamento do Projeto da reforma da casa
- Registro das solicitações de mudanças – Reforma.xlsx
- Relatório de encerramento do contrato.docx
- Termo de Aceite do Projeto.docx
Saídas dos processos de gerenciamento da integração com seus modelos e exemplos
Referências bibliográficas
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.