O passo 5- Revisar e aprovar o planejamento revisa todos os passos anteriores envolvendo as partes interessadas para garantir a sua aprovação do planejamento e o seu comprometimento na execução do projeto.
Checklist dos passos anteriores:
- Equipe do projeto definida;
- Diretório de projeto criado;
- Termo de Abertura criado e aprovado pela equipe do projeto.
- Fundamentos (Cap.1 a 4) entendidos e dúvidas esclarecidas no fórum.
- Capítulo 5 lido e dúvidas esclarecidas no fórum.
- Escopo revisado com Declaração do Escopo, EAP e Dicionário da EAP criados.
- Riscos revisados, priorizados, tratados e documentados no Registro dos pontos de atenção.
- Cronograma e orçamento criado.
Preparação para você:
- Garanta que o checklist acima está concluído.
Preparação para você e sua equipe:
- Leia o capítulo 6 do Livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos e inclua suas dúvidas no fórum do grupo do Livro.
- Leia também no capítulo 7 – Passo 6 – Engajar as partes interessadas, o tópico “Estratégias para engajar a equipe, principalmente o sub tópico “Quem executa deve ser o mesmo que estima”.
- Provavelmente, existem pontos a serem melhorados no seu planejamento, sendo assim, separe da sua pesquisa feita, todos documentos que podem ajudar da sua pesquisa inicial feita nos Exemplos de Projetos e/ou Modelos de Projetos do site.
- Eles já devem estar na pasta Referencias do seu projeto conforme explicado no e-mail anterior.
- Se achar que não tem bons exemplos, faça pesquisas adicionais.
- Peça para a equipe se preparar para o encontro.
- Agende o encontro com a equipe.
Tempo a ser reservado:
Reserve pelo menos duas horas para a revisão final e agora a preocupação é priorizar os riscos e determinar como trata-los iniciando pelo mais prioritário.
Esse trabalho poderá dispender mais de uma reunião conforme a complexidade do seu projeto.
Ferramentas e técnicas usadas:
Com o foco nos pontos a serem melhorados, use as ferramentas sugeridas nos passos anteriores.
A Opinião Especializada é muito indicada para ajudar nessa revisão final. O especialista pode fazer uma revisão de qualidade identificando os pontos a serem aperfeiçoados e recomendando alternativas para melhorá-los.
Entradas: (Quais são os insumos importantes para cada passo?)
- Plano de gerenciamento do projeto do Ciclo PDCA do Edu
- Plano de gerenciamento do projeto do Projeto Qualidade de Vida
Dicas importantes:
Com o escopo definido (Passo 2), os riscos analisados e tratados (Passo 3) e o cronograma e orçamentos criados (Passo 4), é necessária uma revisão final antes de submeter o plano para aprovação. Importante criar um ambiente no qual as partes interessadas possam contribuir de forma adequada e envolve-las para contribuir com o planejamento e nas formas de controlar e monitorar o projeto e garantir seu engajamento na execução do projeto. Para garantir o engajamento, não deixe de ler no capítulo 7 – Passo 6 – Engajar as partes interessadas, o tópico “Estratégias para engajar a equipe, principalmente o sub tópico “Quem executa deve ser o mesmo que estima”.