Já dizia Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica”.
A Comunicação garante que as pessoas certas obtenham as informações certas na hora certa.
Existem estudos que indicam que a comunicação ineficaz põe em risco 7,5% do capital do projeto e é responsável por quase 70% dos problemas dentro de um projeto.
Os gerentes de projetos normalmente gastam um tempo muito grande na comunicação com a equipe do projeto, partes interessadas, cliente e patrocinador, em média 80% do tempo de um GP é direcionado a comunicação.
Mas o que realmente é a comunicação e como ela pode afetar um projeto?
Comunicação é qualquer processo pelo qual nós seres humanos trocamos informações, fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos e pensamentos.
Para isso podemos utilizar não somente a expressão verbal, mas também atos, as expressões faciais, toques, lembrando que o corpo fala. Para um ser humano ser aceito em nossa sociedade como pessoa confiável e apta com plenos direitos de cidadão, são necessários três tipos principais de competência: habilidades cognitivas (baseado no uso da linguagem e na capacidade de comunicação); controle do corpo e controle das emoções.
O Emissor é responsável por tornar as informações claras, não ambíguas e completas de forma que o Receptor possa não só recebe-las corretamente, mas também confirmar que elas foram adequadamente entendidas
A comunicação possui algumas dimensões:
- Escrita e oral, ouvida e falada.
- Verbal e não verbal
- Interna (dentro do projeto)
- Externa (cliente, mídia, público)
- Formal e Informal
- Vertical e Horizontal
A comunicação é possui sempre por alguns componentes e é de suma importância que saibamos identifica-los sempre, são:
- Emissor ou transmissor – responsável por codificar a mensagem para envio e pela mensagem ser clara e compreensível
- Receptor – Responsável por receber a mensagem, decodificar, confirmar recebimento e entendimento
- Mensagem – O que está sendo comunicado
- Meio de transmissão – como a mensagem está sendo enviada
- Conhecimento – Confirmação de recebimento
- Feedback – Confirmação de entendimento
- Ruído – Tudo que distorce, distrai ou que faz a mensagem perder o significado original – Ex. Língua, cultura, semântica, inteligência e nível de conhecimento, estado emocional
Figura 1 – Modelo de Comunicação
A comunicação Paralinguística (comunicação não verbal) representa 90% da comunicação. Gestos, entonação de voz, são componentes que só se percebem na comunicação pessoal, na escrita passam despercebidas
Existem diversas forma de comunicação que devem ser adotadas dentro de um projeto:
Formas |
Quando é utilizado |
Formal escrito |
Problemas complexos, planos do projeto, documentos como Project Charter, etc. |
Formal verbal |
Apresentações, reuniões, etc. |
Informal escrita |
Notas, e-mails, etc. |
Informal verbal |
Conversas, discussões técnicas, etc. |
O gerente de projetos deve conhecer a possibilidade de todos os canais de comunicação, para isso é muito comum aplicarmos a fórmula ((N*(N-1)) /2), onde N = Numero de partes interessadas no projeto. Por exemplo se seu projeto possui 10 partes interessadas, definidas, teremos ((10*(10-1)) /2) = 45 canais de comunicação possíveis.
O GP deve ao longo do projeto saber usar todos os métodos disponíveis para que a Comunicação seja estabelecida e a informação esteja totalmente compreendida para as partes interessadas, ele pode utilizar alguns métodos:
- Comunicação interativa
- Reuniões, vídeo conferências, telefonemas
- Comunicação ativa
- Cartas, memorandos, e-mails, mensagem de voz, relatórios, cartas
- Comunicação passiva
- Intranet, e-learning, repositórios de conhecimento
Por final, esta comunicação deve sempre ser armazenada e mantida em um local para que possa ser acessada pelas partes interessadas, dependendo do seu nível de autoridade e para projetos futuros, como lições aprendidas.
Figura 2 – Modelo de manutenção das Lições Aprendidas
Referências adicionais
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