O Guia do GP – Processos do Guia PMBOK®
Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®
Ferramentas e técnicas dos Processos do Guia PMBOK®
- Ferramentas de controle de mudanças
- Reuniões de controle de mudanças
- Revisão das solicitações de mudança aprovadas
- Sistema de controle de mudanças no contrato
- 3.4.9Determinar o gerenciamento do controle de mudanças
- 4.4.2Controlar Mudanças no Escopo
- 4.5.4Mudanças solicitadas
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Publicações sobre gestão de mudanças
- Como as mudanças devem ser refletidas no prazo do projeto
- Motivadores de mudanças
- Qual o componente chave na gestão de mudanças?
- PMI disponibiliza Guia de Práticas para Gerenciamento de Mudança nas Organizações
- Como superar a crise com a Reestruturação Organizacional
Q&A sobre gestão de mudanças e de configuração
Gerenciamento de configuração e de mudanças estão descritos no processo Realizar controle integrado de mudanças do Guia PMBOK, mas em qual documento devo descrevê-los?
O que é mais usual é incluir todas as informações no Plano de Gerenciamento de Projetos.
A grande maioria dos projetos ainda são gerenciados sem nenhum Plano de Gerenciamento de Projetos ou com um único Plano de Gerenciamento de Projetos (onde os planos auxiliares são na realidade tópicos). Nas empresas que já tem um pouco de maturidade em gestão de projetos, a maioria dos processos já estão previamente definidos e documentados na metodologia de gerenciamento de projetos.
Veja nosso exemplo de Plano de gerenciamento do projeto.docx com uma proposta baseada na Metodologia PMO.
Se uma empresa tem um Sistema de Gerenciamento de Configuração, provavelmente, ela já tem um bom nível de maturidade e usa o sistema para documentar e gerenciar os requisitos dos produtos e serviços gerados nos projetos, também como, as mudanças solicitadas em relação aos mesmos.
Abaixo, algumas das práticas que normalmente adoto:
- Criação de um comitê de projetos que aprova ou rejeita as mudanças;
- Na ausência de um comitê de projetos, criação de um comitê para aprovar as mudanças;
- Registro de todas as mudanças solicitadas no Registro das solicitacoes de mudancas.xlsx com data da solicitação, data da aprovação ou rejeição, motivo, …;
- Avaliar o impacto de cada mudança solicitada e assegurar que as mudanças aprovadas realmente agregaram valor ao produto e/ou serviço sendo gerado;
- Seguir o processo da aprovação definido no controle integrado de mudanças definido no plano de projeto que deve estar em conformidade com a metodologia de gerenciamento de projetos e as políticas de qualidade da empresa.
Saiba mais em Controlar Mudanças no Escopo.
Especialista em Gestão de Mudanças
- Ainda com dúvida sobre gestão de mudanças?
- Compartilhe-a no nosso fórum sobre gerenciamento de projetos que responderemos em até 72 horas.