O artigo explica como formar equipes de alto desempenho e auto-organizadas.
Nele apresento uma proposta usando Kanban, Trello e Scrum.
Além de explicar o que é uma equipe de alto desempenho e auto-organizada, valores essenciais para sua formação e apresento também modelos prontos para você adaptar conforme a realidade da sua equipe.
O que é uma equipe de alto desempenho e auto-organizada?
Uma equipe onde todos membros colaboram entre si e se aperfeiçoam para atender os objetivos da equipe.
Como construir uma equipe de alto desempenho e auto-organizada?
Existem inúmeras maneiras para construir uma equipe de alto desempenho e auto-organizada, a seguir descrevo minha proposta baseada no uso de ferramentas e métodos ágeis líderes de mercado e a incorporação de valores essenciais para atingir esse objetivo.
No vídeo abaixo, você aprende sobre este tópico caso prefira ao invés de ler.
Quais ferramentas e métodos ágeis são essenciais para construir uma equipe de alto desempenho e auto-organizada?
Como ferramentas, recomendo o uso do Kanban com o Trello e como método ágil, recomendo o Scrum.
Quais valores devem ser incorporados por essa equipe?
Compromisso
Foco
Abertura
Respeito
Coragem
Gestão Visual – Kanban e Quadro Kanban
- Criado por Taiichi Ono em 1953 na Toyota
- Método de gestão visual do fluxo de trabalho para definir, gerenciar e aperfeiçoar serviços
- Simples de usar, facilita a visualização do fluxo de trabalho e melhora a comunicação entre os envolvidos
- Termo de origem japonesa = cartão
- Quadro Kanban: quadro usado para representar o fluxo das atividades em andamento de forma visual.
Fluxo mais comum das atividades: Para fazer, Fazendo, Feito (To Do, Doing, Done).
Vale para qualquer fluxo de trabalho. Ex.: Demanda solicitada, Demanda aprovada, Demanda em andamento, Demanda concluída, Demanda reprovada.
Normalmente é usado post-its que vão se movimentando em cada lista do fluxo.
A sequência das listas obedecem o fluxo natural do trabalho.
Trello para estruturar os projetos da equipe
Usaremos o Trello para gestão dos projetos e suas atividades
Clique em https://trello.com/b/9Ay5hKDX/modelo-squad para copiar quadro baseado no modelo
Clique nos … do Menu, e selecione Criar quadro com base em modelo
Dê o nome para o quadro
Crie o quadro debaixo da área de trabalho do seu SQUAD
Esse é só um modelo para o início do seu projeto. Adapte conforme sua necessidade.
Inclua novos cartões e listas conforme sua necessidade.
O Quadro e suas listas
O quadro será usado para priorizar suas atividades (fazer primeiro o que agrega mais valor)
O quadro tem as seguintes listas que devem ser preenchidas:
Referências: Definições, referências, procedimentos, Checklist etc.
Fornecedores: Informações sobre os fornecedores como dados de contato, procedimentos etc.
Projetos: Informações sobre os projetos como checklist de atividades, status etc.
Product Backlog [Para fazer]: Iniciativas/itens para atender a meta do produto
Sprint Backlog [Para fazer na semana]: Itens selecionados para serem cumpridos na semana corrente (Sprint atual)
Daily Scrum [Para fazer hoje/Fazendo]: Tarefas definidas na Daily Scrum para serem concluídas hoje. A Daily Scrum deve ocorrer preferencialmente como a primeira atividade do dia. Nela serão definidas as atividades a serem concluídas no dia e serão apontados impedimentos caso eles existam
Incremento [Feito]: Itens/atividades cumpridas
Scrum
Scrum é um framework leve que ajuda pessoas, equipes e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos, muito eficaz para equipes que buscam alto desempenho e querem ser auto-organizadas.
Ele consiste de times Scrum associados a papéis, eventos e artefatos. Cada componente serve a um propósito específico e é essencial para o sucesso do Scrum.
Passei a adotar o SCRUM nos projetos pelo enfoque no curto prazo através de Sprints e pela sua flexibilidade em relação ao escopo através de seu Product backlog.
Scrum – Artefatos x Listas do Quadro Modelo
Product Backlog: lista ordenada de tudo que é conhecido ser necessário no produto. Única origem dos requisitos para qualquer mudança a ser feita no produto. O Product Owner é responsável pelo Product Backlog, incluindo seu conteúdo, disponibilidade e ordenação
(Lista Product Backlog [Para fazer] do quadro criado no Trello)
Sprint Backlog: conjunto de itens do Product Backlog selecionados para a Sprint, juntamente com o plano para entregar o incremento do produto e atingir o objetivo da Sprint. A Sprint Backlog é a previsão do Time de Desenvolvimento sobre qual funcionalidade estará no próximo incremento e sobre o trabalho necessário para entregar essa funcionalidade em um incremento “Pronto”. É gerado na Sprint Planning
(Lista Sprint Backlog [Para fazer na semana] do quadro criado no Trello)
Incremento: soma de todos os itens do Product Backlog completados durante a Sprint e o valor dos incrementos de todas as Sprints anteriores
(Lista Incremento [Feito] do quadro criado no Trello)
Scrum – Eventos
A Sprint é o coração do Scrum. Inicia pelo Sprint Planning, inspecionadas diariamente pela Daily Scrum, e finalizadas pela Sprint Review e pela Sprint Retrospective.
Toda semana será feito o Sprint Review e Retrospective do Sprint atual e o Sprint Planning da Sprint que irá começar
Cada projeto pode ter várias Sprints, mas, o foco está sempre na atual.
Sempre que a sprint atual é concluída, inicia-se imediatamente uma nova sprint.
Essa abordagem é excelente para facilitar o planejamento, manter o foco no objetivo atual e adaptar-se rapidamente a mudanças e novas necessidades.
Evento | Time-box e Características | Objetivo |
Sprint | 1 mês
(Sugestão: Semanal) |
Criar um incremento que pode ser liberado |
Sprint Planning | 8 horas para uma Sprint de 1 mês
(Sugestão: 1 hora) |
Definir objetivo e Backlog da Sprint |
Daily Scrum | 15 minutos
Mantida no mesmo horário e local todo dia para reduzir a complexidade Toda equipe de desenvolvimento deve participar (Sugestão: Acionar o Scrum Master quando precisar) |
Planejar o trabalho para as próximas 24 horas |
Sprint Review | 4 horas para uma Sprint de 1 mês
Reunião informal com apresentação do incremento para motivar, obter feedback e promover a colaboração Participam time Scrum e Stakeholders convidados pelo Product Owner (Sugestão: 30 minutos) |
Inspecionar o incremento e adaptar o Product Backlog se necessário |
Sprint Retrospective | 3 horas para uma Sprint de 1 mês
Ocorre no último dia da Sprint depois da Sprint Review para “fechar” a mesma (Sugestão: 20 minutos) |
Identificar pontos de melhoria a serem implementados na próxima SPRINT |
Scrum – Papéis
O Scrum não prescreve cargos e sequer uma hierarquia, ele dita que o Time Scrum é responsável pela entrega e que isso basta.
3 papéis:Scrum Master, Product Ownere Time de Desenvolvimento.
Product Owneré o representante máximo dos desejos do cliente dentro do Time Scrum e é o responsável pelo Product Backlog.
Scrum Masteré o líder-servidor (Coach) que puxa a melhoria contínua e auxilia o time na obtenção dos melhores resultados através da remoção de impedimentos e promoção de práticas e técnicas que aproximem mais o time dos objetivos
Time Scrum: 1 Scrum Master + 1 Product Owner + 3 a 9 no time de desenvolvimento.
Os times de desenvolvimento são auto organizados, multi-função, responsáveis pelo SPRINT Backlog e o desenvolvimento do produto.
Vantagens da Proposta
Informação proativa (Menor número de e-mails trocados)
Notificações
Mencionar sempre que desejado
Compartilhar as responsabilidades entre a equipe
O próprio membro da equipe atualiza o status da atividade
Referências Bibliográficas
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sétima edição, Pennsylvania: PMI, 2021.
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge and the Standard for Project Management, 7th Edition, Pennsylvania: PMI, 2021.
MONTES, Eduardo. Modelos, métodos e artefatos de projetos, 1ª Ed., Editora Senac São Paulo, 2022.