O passo 7-Orientar e Executar o que foi planejado tem como principal objetivo garantir que cada pessoa com atividades a serem executadas tenham a orientação necessária de como proceder, além da motivação e do comprometimento de executá-las no prazo combinado.
Checklist dos passos anteriores:
- Equipe do projeto definida;
- Diretório de projeto criado;
- Termo de Abertura criado e aprovado pela equipe do projeto.
- Fundamentos (Cap.1 a 4) entendidos e dúvidas esclarecidas no fórum.
- Capítulos 5 e 6 lidos e dúvidas esclarecidas no fórum.
- Escopo revisado com Declaração do Escopo, EAP e Dicionário da EAP criados.
- Riscos revisados, priorizados, tratados e documentados no Registro dos pontos de atenção.
- Cronograma e orçamento criado.
- Plano de projeto aprovado.
- Partes interessadas engajadas no projeto.
Diferente dos passos anteriores (de 1 a 5) onde você envolveu a equipe e existiram encontros para executá-los. Agora, você executará os passos sozinho, envolvendo sua equipe nas ações que determinar conforme as necessidades do projeto.
Preparação para você:
- Garanta que o checklist acima está concluído.
- Leia o capítulo 7 do Livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos e inclua suas dúvidas no fórum do grupo do Livro.
- Desenvolva suas habilidades e prepare-se com as ferramentas adequadas conforme a necessidade do seu projeto (Veja abaixo as principais que eu destaco).
Tempo a ser reservado:
Agora já estamos na execução do projeto e o tempo será de acordo com as necessidades do seu projeto.
Dicas importantes:
Baseado no cronograma (Passo 4), você deve coordenar os responsáveis para realizar o que foi planejado.
Na execução, começam a aparecer os primeiros desvios e a pressão e o pânico começam a surgir com maior frequência. Você deve usar suas ferramentas e habilidades de modo a manter a equipe motivada; lidar com os conflitos; agilizar as tomadas de decisão; identificar as causas de desvios e problemas; garantir os níveis de serviço contratados tanto da equipe interna quanto dos fornecedores; e principalmente, saber a dose certa de pressão.
E por esse motivo, você se preparou para esse momento (Passo 6).
Ferramentas e Habilidades usadas:
Desenvolva suas habilidades para liderar os projetos, principalmente, a Gestão de conflitos e a Negociação (Volte ao capítulo 7 do livro para ver os detalhes).
Use as ferramentas conforme a necessidade do projeto (Volte ao capítulo 7 do livro para ver os detalhes). Destaco principalmente para a execução:
Entradas: (Quais são os insumos importantes para cada passo?)
- O cronograma do seu projeto.