Como em todos os projetos, os recursos são limitados, e a cada dia mais escassos, e a negociação torna-se ferramenta indispensável para montar a equipe do projeto, principalmente, para conseguir a liberação dos integrantes da equipe que está sendo composta por outras áreas da empresa ou até de fornecedores.
Conhecer bem a comunicação não verbal (comunicação através de gestos, expressões faciais, linguagem corporal, aparência, entre outros) e o que cada sinal significa pode lhe ajudar a ter mais sucesso em suas negociações.
Por exemplo, as pessoas quando estão mentindo ou dissimulando podem apresentar alguns dos sintomas abaixo:
- Hesitar em responder uma questão;
- Ficar vermelho;
- Suar;
- Sorrir demasiadamente em tempos inadequados;
- Evitar olhar diretamente;
- Entre outros.
Abaixo mais algumas sugestões para facilitar sua negociação:
- Silêncio é ouro: busque escutar mais e entender os principais interesses do outro para facilitar a negociação. O seu conhecimento dos interesses do outro e o desconhecimento do outro deixam você em vantagem na negociação.
- Ganha-ganha: trocas benéficas para ambos os lados. Entenda os interesses dos demais e ajude-os quando puder; Ceda o que lhe interessa menos e solicite o que lhe interessa mais.
- Mantenha um bom relacionamento com os gerentes responsáveis por recursos;
- Identifique os principais interesses e motivações desses gerentes, como métricas que compõe seu bónus, interesses pessoais, ...
- Identifique os recursos mais escassos da empresa e mantenha-se alinhado com eles;
- Faça o máximo para manter um bom relacionamento com todos na empresa.
A negociação é sempre facilitada quando você conhece os interesses e têm um bom relacionamento com a outra parte.