Search
Close this search box.

Decomposição

Decomposição é a divisão de um componente maior em componentes menores.

No processo Criar a EAP, divide-se as entregas do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis, até que as entregas do trabalho estejam definidas no nível de pacotes de trabalho (último nível da EAP).

Para uma decomposição de qualidade, deve ser possível estimar custo e duração de cada pacote de trabalho com um bom nível de precisão.

Para o processo Definir as Atividades, divide-se o pacote de trabalho da EAP em componentes menores, que são as atividades necessárias para executar o pacote de trabalho.

Processos:

Veja abaixo um exemplo de uma EAP e a decomposição de dois pacotes de trabalho.

 Definir as Atividades

Recomendo a todos meus clientes uma decomposição dos seus processos em pacotes de trabalho e posteriormente a decomposição de cada pacote de trabalho em atividades. Segue um exemplo baseado na questão enviada pelo Nicolas Theodoro:

  • Definir Equipes
    • Definir quantidade
    • Definir qualificação
    • Definir documentação
    • Analisar custos

Interessante que pacotes de trabalho genéricos, servem como base para pacotes de trabalho específicos.

Definir Equipes (Genérico) é muito similar a Definir equipes de vendas (Específico)

  • Definir Equipes de vendas
    • Definir quantidade
    • Definir qualificação
    • Definir documentação
    • Analisar custos

Deve ser registrado as características específicas de cada um dos processos, e quanto mais você aprofunda em cada um dos processos, mais simples, fica o desenvolvimento de novos processos. Essa dinâmica vale tanto para os processos de gerenciamento de projetos quanto para os demais processos.

 

 

 

Referências bibliográficas

MONTES, Eduardo.Gerência de projetos: gestão do cronograma (Série Universitária); 1ª Ed.; Editora Senac São Paulo; 2023

MONTES, Eduardo; MAUDONNET, Simone. Administração do Tempo, 1ª Ed. São Paulo; 2019.

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

Saiba mais Gestão do Tempo

Fundamentos sobre o Tempo

Gerenciamento do cronograma

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Verifique nas entradas seus Modelos/Templates e exemplos

Ferramentas do Guia PMBOK®

Metodologia aderente ao PMBOK

Artigos sobre tempo em projetos

Grupos de interesse em projetos

 

 

 

 

 

 

Compartilhar :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?