Gestão das partes interessadas

Os mais lidos

Partes interessadas

Veja abaixo todos os artigos da categoria ordenados pelos mais lidos.

Caso prefira ler pela ordem dos processos, inicie pelo Gerenciamento das partes interessadas, ao final de cada página (antes do rodapé), clique no botão "Próximo" para ir para o próximo processo e assim por diante. 

Partes interessadas é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O grupo de interesse é feito por você e para você.

Junte-se ao Grupo de Partes interessadas de forma gratuita para:

  • Conhecer todo o conteúdo sobre Partes interessadas. Clique aqui para acessar;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no fórum exclusivo sobre Partes interessadas;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

Gerenciamento das partes interessadas

O que é o gerenciamento das partes interessadas?

O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento responsável por engajar as partes interessadas. Para isso é necessário identificá-las, classificá-las, priorizá-las e desenvolver estratégias para quebrar suas resistências e aumentar seu engajamento, além de executar essas estratégias e monitorar as partes interessadas de modo a garantir seu engajamento em todo o projeto.

Add a comment
Partes interessadas

Quem são as Partes interessadas? (Stakeholders)

Segundo Montes & Patz (2017), as partes interessadas (também conhecidas pelo termo inglês, stakeholders) são os indivíduos e as organizações envolvidos no projeto, ou seja, quem têm algum tipo de interesse por ele. Podem ser positivamente ou negativamente afetados com a sua execução e podem influenciar o projeto e/ou seu resultado. O projeto irá atender necessidades das partes interessadas e elas, por sua vez, são responsáveis por desempenhar o papel acordado para atender o objetivo do projeto.

Add a comment
Registro das partes interessadas

O registro das partes interessadas contém os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:

Add a comment
Identificar as partes interessadas

Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.

Add a comment
Gerenciar o engajamento das partes interessadas

Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.

Add a comment
Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas

O plano de gerenciamento das partes interessadas tem como objetivo principal definir as estratégias para aumentar o apoio, reduzir as resistências e minimizar os impactos negativos das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

Add a comment
Registro das questoes

O registro das questões (mais conhecido pelo termo em inglês, Issues Log) é o documento que registra todas as questões e problemas ocorridos no projeto.
Ele é um dos documentos mais importantes do projeto, pois, trata os problemas e as questões do projeto.

Add a comment
Monitorar o engajamento das partes interessadas

Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências e aumentando o suporte ao projeto.

Add a comment
Planejar o engajamento das partes interessadas

Planejar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto. 

Add a comment
Estratégia para gerenciamento das partes interessadas

Desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto é fundamental para evitar surpresas desagradáveis em seu projeto que é o principal objetivo do processo Planejar o gerenciamento das partes interessadas. As estratégias são documentadas no Plano de gerenciamento das partes interessadas.

Add a comment

Principais ferramentas usadas para gerenciar as partes interessadas:

Add a comment

Subcategorias

Saiba mais Gestão das partes interessadas

Fundamentos das partes interessadas

Gerenciamento das partes interessadas

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas para gerenciar as partes interessadas

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre gerenciamento das partes interessadas

Bibliografia recomendada

MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed.; 2017.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed.; 2017.
PMI. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, 2017.

Grupos de interesse em projetos