Plano de engajamento das partes interessadas

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Plano de engajamento  das partes interessadas

O plano de engajamento das partes interessadas tem como objetivo principal definir as estratégias para aumentar o apoio, reduzir as resistências e minimizar os impactos negativos das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

Inclui elementos como:

  • Principais partes interessadas que podem afetar o projeto e as informações necessárias para priorizá-las e definir estratégias para engajamento;
  • Nível de engajamento desejado e atual no projeto, requisitos de comunicações e avaliação do impacto das partes interessadas priorizadas;
  • Inter-relacionamentos identificados e sobreposição potencial entre as partes interessadas (Agrupamentos);
  • Estratégias para reduzir resistências e aumentar engajamento com os responsáveis pela sua implementação;
  • Formas de solucionar as questões à medida que ocorrerem (Plano de Escalonamento, responsáveis, comitês, Status Report, …);
  • Formas de monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias quando necessário de modo a garantir o adequado engajamento para atender os objetivos do projeto.

Como nosso objetivo é reduzir as resistências, o plano normalmente contém informações confidenciais e deve ser manuseado somente pelas pessoas autorizadas.

O Gerente de Projeto avalia o tipo de informação e o nível de detalhe necessário.

Veja também

Fundamentos: Partes interessadas

Exemplos de Projetos:

Templates/Modelos:

 

Referências Bibliográficas

MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017

MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

 

 

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