Para ajudar quem está com dificuldade de engajar as pessoas em seus projetos. Disponibilizo meu livro Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos.Segue link para baixá-lo na Amazon.
Você já imaginou se todas as pessoas envolvidas em nossos projetos estivessem engajadas com os objetivos do projeto? Com certeza, a maioria avassaladora dos projetos atingiriam seus objetivos. Entretanto, sabemos que não existe fórmula de sucesso para garantir que todos os envolvidos apoiem o projeto, pois, possivelmente haverá conflito de interesses entre eles. Orientar você a conseguir o envolvimento efetivo das pessoas em seus projetos e a lidar com eventuais resistências das pessoas é a grande motivação do livro.
E para isso, trouxe as melhores soluções da escritoriodeprojetos.com.br e uma das melhores especialistas no tema do mercado, Fatima Patz, além de usar como referência principal, a recém-lançada Sexta Edição do Guia PMBOK®.
Quero muito agradecer a Fatima e enfatizar o fantástico engajamento que tivemos resultando em um livro onde fizemos a seleção do melhor conhecimento disponível e criamos dinâmicas e formas práticas para você aplicá-lo (Seção SUA VEZ DE PARTICIPAR) usando soluções, ferramentas que criamos e disponibilizamos para o leitor do livro através de um KIT com mais de 70 arquivos gerados (KIT das PARTES INTERESSADAS). [Mais detalhes abaixo]
O livro detalha passo a passo como identificar as pessoas envolvidas em seu projeto, priorizá-las e desenvolver estratégias para quebrar suas resistências e aumentar seu apoio, e também como executar essas estratégias e monitorar essas pessoas de modo a garantir seu comprometimento em todo o projeto.
Ele é o segundo de uma série de 11 livros, que contém o livro inicial da série, Introdução ao Gerenciamento de Projetos, e um exemplar dedicado para cada área de conhecimento em projetos.
A série foi criada para capacitar você a ter sucesso em seus projetos, ou seja, ensinar você a transformar seus sonhos em realidade e a alcançar seus objetivos através de projetos.
Cada livro da série não pode ser considerado um livro convencional, e sim, um guia para lhe ajudar a gerenciar seu projeto baseando-se em soluções gratuitas, testadas, validadas e aperfeiçoadas em projetos ao longo de mais de 10 anos, 24 horas/dia e 7 dias/semana por mim, pelos meus clientes e associados, e por mais de 70.000 usuários que visitam o site todo mês.
O livro está estruturado de modo a facilitar sua leitura e a aplicação do conteúdo disponibilizado. A estrutura é composta por:
- Prefácio: O porquê do livro, como o livro é organizado e como tirar o melhor proveito do livro;
- Introdução: Questões endereçadas (o problema a ser solucionado);
- Parte I: Os fundamentos
- Conceitos iniciais e respostas as questões essenciais para lidar com as pessoas em seu projeto;
- Veja as questões endereçadas no capítulo de Introdução e consulte os fundamentos conforme sua necessidade;
- Parte II: Passo a Passo
- Passos necessários para engajar as pessoas em seu projeto do início até o seu encerramento baseado no Guia PMBOK® Sexta Edição;
- Parte III: As mudanças e os Conflitos
- Como lidar com conflitos de diversas naturezas e entender o relacionamento do projeto com as mudanças organizacionais que ele provoca e como estão sendo tratadas;
- Conclusão: revisão de como usar as melhores práticas de gerenciamento de projetos e aperfeiçoá-las de forma contínua;
- Sua Vez de Participar: Para tornar a leitura mais dinâmica e facilitar seu aprendizado, foram usados casos reais e dinâmicas descrevendo o que você deve fazer para obter êxito, e os erros mais comuns repetidos diariamente em várias organizações para você evitá-los. E mais importante que aprender é aplicar, conforme for lendo o livro, tente aplicar os conhecimentos adquiridos em seus projetos ou ainda no seu dia-a-dia através das dinâmicas propostas nesse capítulo;
- Q&A: Composta pela seleção das melhores questões de alunos do curso de Gerenciamento das partes interessadas;
- Recursos adicionais: Resumo com as soluções do escritório de projetos, templates, ferramentas e informações adicionais para lhe ajudar em seus projetos.
E por último, para garantir que suas dúvidas sejam esclarecidas e para agregar mais valor à sua leitura, criei especialmente para você:
- Kit denominado Kit Partes Interessadas contendo todas as soluções, exemplos, templates citados no livro para agilizar seu aprendizado e aumentar a chance de sucesso de engajar as pessoas em seu projeto. O Kit contém arquivos incluindo Ferramentas, Exemplos de Projetos, Modelos, Planilhas;
- Grupo de interesse chamado Kit Partes Interessadas para esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas ao livro e ao Kit. Você poderá também trocar experiências com outros leitores, participar de eventos, compartilhar suas conquistas, solicitar melhorias nas soluções existentes, etc.;
Peço que baixem o livro ainda hoje e espero que ele possa ajudar a vocês terem mais pessoas engajadas nos seus projetos.
E caso vocês gostem, nos prestigiem com muitas curtidas, compartilhamentos e depoimentos.
Entre em contato caso tenha alguma sugestão ou crítica sobre o livro e as soluções apresentadas.
Eduardo Montes, PMP
eduardo@escritoriodeprojetos.com.br
Seu feedback é crucial para me ajudar a ajudar você.
Referência Bibliográfica
Conteúdo adaptado do prefácio e da introdução do livro MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed. São Paulo; 2017.